crm gestão de relacionamento com o cliente

Páginas: 12 (2837 palavras) Publicado: 10 de maio de 2014




Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu – FACIG
3º período de Administração
Economia Brasileira
Profº: Flávio Valdez

Mercantilismo


Alunos (as)
Ana Carolina de Lima Azevedo
Augusto Ferreira de Melo Junior
Camila Raísa de Oliveira Silva
Enéias Gomes da Silva
Monica Cristina de Oliveira
Rosivaldo Cabral dos SantosSumário:
Objetivo;
Introdução;
Contextualização temática;
Desenvolvimento;
Conclusão.










Este trabalho tem por objetivo apresentar uma das escolas sociológicas, o Mercantilismo.










No período em que o Brasil estava sendo colonizado desenvolvia-se um grande modelo econômico chamado mercantilismo.











O Mercantilismo é um conjunto de ideiase práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. Essas práticas originaram um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados.












Mercantilismo
É uma teoria econômica que está diretamente relacionada com o nascimento, na Europa, do nacionalismo econômico. O mercantilismo floresceu entre os séculosXV e XVIII, ao mesmo tempo em que emergiam os estados nação e se consolidava o conceito de soberania.

De acordo com esta teoria, a economia deve subordinar-se aos interesses do estado: a prosperidade de uma nação depende da quantidade de capital que esta conseguia deter; por outro lado, parte também do princípio de que a riqueza global não se altera, pelo que, uma nação para ficar maispróspera terá de ser capaz de adquirir e reter capital, ao mesmo tempo que deverá criar e desenvolver mecanismos que evitem a sua saída. A balança de exportações baseava-se na importação de matérias-primas e na exportação de produtos acabados, o que fomentou o aparecimento de colônias.Para se manter econômica e politicamente bem, o país tinha que exportar mais do que aquilo que importava.

Para que omercantilismo tivesse um pleno sucesso, era necessário haver uma metrópole com as respectivas colônias, dotada de estruturas produtivas, e, sobretudo, de uma grande frota de navios mercantes. Os quatros grandes pilares do mercantilismo foram a França a Espanha e Inglaterra, detentoras de colônias ricas e de armadas fortes, e a Holanda que, na altura detinha a maior frota mercante.

Thomas Mun naGrã-Bretanha, Jean-Baptiste Colbert em França e Antonio Serra em Itália, foram os principais promotores desta doutrina, apesar de nunca a terem chamado de mercantilismo. Foi o escocês Adam Smith, o maior crítico deste sistema, que assim o batizou e divulgou através da sua obra “The Wealth of Nations”.
 Podemos citar como principais características do sistema econômico mercantilista:
Metalismo: oouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados era incentivada neste período.
Industrialização: o governo estimulava o desenvolvimento de indústrias em seus territórios. Como o produtoindustrializado era mais caro do que matérias-primas exportar manufaturados era certeza de bons lucros.
Protecionismo Alfandegário: os reis criavam impostos e taxas para evitar ao máximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indústria nacional e também evitar a saída de moedas para outros países.
Pacto Colonial: as colônias europeias deveriam fazer comércio apenascom suas metrópoles. Era uma garantia de vender caro e comprar barato, obtendo ainda produtos não encontrados na Europa.
Balança Comercial Favorável: o esforço era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o país em boa situação financeira.
As ideias mercantilistas
O pensamento mercantilista pode ser sintetizado através das nove regras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CRM Gestão do relacionamento com o cliente
  • Crm
  • Crm- gestão de relacionamento com o cliente
  • Crm
  • CRM
  • crm gestao de relacionamento com clientes
  • Marketing de relacionamento e crm
  • CRM gestão de relacionamento de clientes Lidl

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!