Critica de Folhetim

Páginas: 4 (868 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014





ENSAIOS REUNIDOS DE OTTO MARIA CARPEAUX.



SUZANNA FERNANDES
Prof. Dr. MÁRCIO ROBERTO PEREIRA
CAMINHOS DA CRÍTICA LITERÁRIA















ASSIS
2011
Caminhos daCrítica Literária - Questão 1


Nas décadas de 40 e 50, época em que Álvaro Lins colaborava nos jornais, predominava no Brasil a chamada “crítica de rodapé”: marcada pela hesitação entre crônica enotícia, pelo impressionismo, feita em geral por pessoas sem especialização, tratava-se de um texto adaptado as necessidades de seu meio (o jornal). Nesse contexto Álvaro Lins foi um expoente. Apartir da criação das faculdades de Filosofia de São Paulo (1934) e do Rio de Janeiro (1938), aparecem os críticos especializados que rejeitam o diletantismo e o impressionismo dos críticos de rodapé. Aquestão central nesse embate referia-se principalmente aos preceitos que presidem a atividade da crítica literária. Aos poucos os críticos-cronistas vão perdendo o prestígio face ao desenvolvimentoe ampliação da crítica literária especializada.
É nesse momento em que o campo da crítica literária atravessa um período de questionamento com relação à sua própria natureza e função. Uma fase detransição que faz passar da crítica não especializada, exercida então por profissionais de diversas áreas que escrevem para os jornais, aos primeiros críticos oriundos da universidade e ligados aoensino de literatura.
Otto Maria Carpeaux no texto “Álvaro Lins e a Literatura Brasileira” reitera que há nas letras brasileiras uma crise de crescimento e de transição, reflexo de uma crise deconsciência nacional.

"Chegou a hora de uma corajosa revisão dos valores. Esclarecer as confusões das crises, restabelecer a ordem dos valores, constitui a responsabilidade e o dever dos intelectuais...”(CARPEAUX, 1999: p.458).

Nesse artigo Carpeaux afirma que o Álvaro Lins é o crítico da “crise” brasileira. Entende-se como “crise” as transições em que a literatura passava naquele momento, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Folhetim
  • FOLHETIM
  • Folhetim
  • Folhetim
  • Folhetim Lucíola
  • GENI E FOLHETIM
  • Modelo Romantico Folhetim
  • Prosa de Ficção e romance de folhetim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!