criterios de avaleaçao do ativo

2493 palavras 10 páginas
INTRODUÇÃO

CRITERIOS DE AVALIAÇÃO DO ATIVO
Os critérios utilizados na avaliação dos elementos que constitui o ativo circulante, realizável a longo prazo são apresentados pela lei das sociedades por ações no art. 183.
Art.183 no balanço os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios.
1 – As aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo:
Pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda; e
Pelo valor de custo de aquisição ou valor de emissão, utilizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustados ao valor provável de realização, quando este for inferior, no caso das demais aplicações e os direitos e títulos de créditos;
AVALIAÇAO DAS DISPONIBILIDADES
Algumas disponibilidades se enquadram no conceito de instrumentos financeiros ativos, motivo pelo qual devem ser avaliadas de acordo com sua classificação (disponíveis para a venda, destinados à negociação etc.).
Ao fim do exercício, as disponibilidades em moedas estrangeiras devem ter seu valor convertido em moeda nacional com base no câmbio da data do balanço (em regra, pela cotação de compra). Os ajustes necessários devem ser considerados no resultado do exercício como variação cambial.
AVALIAÇAO DE IMOVEIS DESTINADOS À VENDA
O estoque de imóveis destinados à venda, classificado no ativo circulante ou não circulante realizável a longo prazo, também é avaliado pelas regras de alínea “b” do inciso l do art.183. Ele não se enquadra nas regras dos estoques previstos no inciso II desse artigo, uma vez que não é incluído no conceito de mercadorias ou produtos do comercio da companhia. Portanto, o estoque de imóveis para venda está sujeito a provisão para ajuste ao valor provável de realização, quando a perda

Relacionados