Crit Rios De Noticiabilidade

1153 palavras 5 páginas
Introdução ao
Jornalismo
Critérios de
Noticiabilidade

O que é notícia?


É o resultado da combinação importância
+ interesse + ineditismo.



Imagine quanto papel seria gasto se os jornais tivessem que noticiar diariamente que milhares de aviões partiram e chegaram sem qualquer problema ao local de destino.



"Avião levanta vôo e não cai". Isso foi notícia com destaque quando Santos
Dumont sobrevoou Paris com o 14-Bis.
Cada vez que a queda de um avião ganha a primeira página dos jornais também significa dizer que não é normal que aviões caiam.

O que é notícia?


Texto que relata um fato considerado relevante da atualidade. 

Procura marcar-se pela imparcialidade e frequentemente inicia-se pelo lead. O que é noticiabilidade?


Do inglês, newsworthiness, consiste em todo e qualquer fator potencialmente capaz de agir no processo da produção da notícia, desde características do fato, julgamentos pessoais do jornalista, cultura profissional da categoria, condições favorecedoras ou limitantes da empresa de mídia, qualidade do material (imagem e texto), relação com as fontes e com o público, fatores éticos e ainda circunstâncias históricas, políticas, econômicas e sociais.

Visão de Mauro Wolf sobre noticiabilidade 

Para ele, a noticiabilidade é resultante da cultura profissional e seus valores, como também da organização do trabalho.

“A noticiabilidade é constituída pelo complexo de requisitos que se exigem para os eventos – do ponto de vista da estrutura do trabalho nos aparatos informativos e do ponto de vista do profissionalismo dos jornalistas –, para adquirir a existência pública de notícia.” (p.195).

Critérios de noticiabilidade
Ineditismo
 Improbabilidade
 Utilidade
 Apelo
 Empatia
 Conflito
 Proeminência
 Oportunidade


Critérios de noticiabilidade


Ineditismo – informação inédita é mais importante do que a já publicada. Ex: No caso da crise na Ucrânia, notícia nova é o resultado do plebiscito na região da Criméia


Relacionados