Cristologia nos sinoticos

Páginas: 6 (1492 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2012
INSTITUTO BIBLICO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA

Luciana Aparecida Corrêa da Silva

Teologia Sistemática II
Cristologia dos sinóticos / Cristologia Joanina

PINDAMONHANGABA
2012

INSTITUTO BIBLICO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA

Luciana Aparecida Corrêa da Silva

Teologia Sistemática II
Cristologia dos sinóticos / Cristologia JoaninaTrabalho apresentado em exigências à disciplina TEOLOGIA SISTEMATICA II - tendo como professor João Marcos . Instituto Bíblico das Assembleias de Deus em Pindamonhangaba - São Paulo.

PINDAMONHANGABA
2012

Cristologia dos sinóticos / Cristologia Joanina

Há Cristologia nos Evangelhos sinóticos. Chamam-se evangelhos sinóticos os três primeirosevangelhos do N.T, que podem ser vistos em colunas paralelas, pois, narram os mesmos fatos e acontecimentos. São lidos em uma visão conjunta, apresentam questões semelhantes sobre a vida de Jesus Cristo o que pode ser comprovado em sua leitura, uma Harmonia nos Evangelhos. Os sinóticos, com sua própria perspectiva descreve a vida e os fatos da história de Jesus Cristo. Os diversos tipos de cristologiasignificam diversos retratos de Jesus e ficam de geração em geração para alimentar a fé dos fiéis cristãos, esses modos de ver não se contradizem. Dentro da diversidade devemos buscar o que é constante, seguro e verdadeiro, Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Há cristologia deve descrever e sintetizar de maneira concisa os variados modos que os escritos do N.T apresenta a pessoa e osignificado de Jesus Cristo, pois, cada evangelho conta uma história de Jesus e estas histórias fornecem um quadro de referências no qual podemos entender: a relação de Jesus / Deus / humanidade, o significado de sua vida, morte e ressurreição e outros títulos atribuídos a Ele, João ocupava na comunidade de Jerusalém um lugar de destaque. Apóstolo Paulo conta em (Gálatas 2:9) que João é o que maisdesenvolve a figura de Cristo entre os evangelistas. João nos transmite uma cristologia bastante desenvolvida. A cristologia está no centro da teologia de João, o evangelho de João é o auge da Cristologia. Uma das questões mais comentadas é: á origem, de onde veio Jesus João quer transmitir o mistério da humanidade de Cristo, ou seja, o fato de que Ele, o Filho de Deus, vem do próprio Deus, nesteevangelho a divindade de Jesus aparece claramente. (João-10:30,38). Logo após ele diz porque escreveu o evangelho (João 20:31) o evangelista identifica “Messias e Filho de Deus” como os principais títulos para identificar e confessar Jesus.
O evangelho de João é o único que se serve do vocábulo grego “LOGOS” para designar o Cristo, para designar o Cristo pré-existente ou o Filho de Deus, quese manifestou na carne humana para revelar aos homens o Pai e o seu plano de salvação, a encarnação também enfatizada por João é o evangelho que mais insiste no fato de que o logos se fez carne.

No livro do evangelho de João logo no primeiro capitulo e no primeiro versículo João identifica Jesus como o verbo. “No principio era verbo e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus”, e o verbo sefez carne é uma declaração que demonstra uma relação entre Jesus e a sabedoria de Deus no Antigo Testamento (Jo 1:14; Pv 8) e também com a lei de Deus, conforme são declarada na pregação da Palavra,mediante a qual Deus cria,se revela e cumpre sua vontade na historia.Existe um estreito relacionamento entre a Palavra e o evento.No Novo Testamento fica mais claro que a Palavra não é simplesmente umamensagem proclamada mais é o próprio Cristo vimos em varias referencia, mais como estou falando da cristologia joanina vou mencionar apenas João 8:31 que diz assim:
8:31 Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos;

O que é dito por Paulo em colossenses 1 é repetido por João na inicio do seu evangelho,nessas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cristologia
  • cristologia
  • Cristologia
  • Cristologia
  • cristologia
  • Cristologia
  • cristologia
  • cristologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!