Cristianismo

Páginas: 9 (2125 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
1. O que é o Cristianismo?
Cristianismo é uma religião abraâmica monoteísta, centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor. Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus que se tornou homem e o Salvador da humanidade, morrendopelos pecados do mundo. Geralmente, os cristãos se referem a Jesus como o Cristo ou o Messias. O cristianismo é chamado a grande religião, com aproximadamente 1,9 biliões de seguidores em todas as partes do Mundo, incluindo católicos, protestantes. Segundo o Novo Testamento, os seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez "cristãos" em Antioquia (Atos 11:26).
A religião cristã tem três vertentesprincipais: o Catolicismo, a Ortodoxia Oriental  (que foi separada do catolicismo em 1054 após o Grande Cisma do Oriente) e o Protestantismo  (que surgiu durante a Reforma Protestante do século XVI).
O cristianismo iniciou-se como sendo uma seita judaica  e, como tal, da mesma maneira que o próprio judaísmo ou o islamismo, é classificada como uma religião abraâmica. Após se originarno Mediterrâneo Oriental, rapidamente se expandiu ao longo de poucas décadas; no século IV já se tinha tornado a religião dominante no Império Romano. Durante a Idade Média a maior parte da Europa foi convertida ao cristianismo, e os cristãos também seguiram sendo uma significante minoria religiosa no Oriente Médio, Norte da África e em partes da Índia. Depois da Era das Descobertas, através de trabalhomissionário e da colonização, o cristianismo se espalhou para as Américas e pelo resto do mundo.
A doutrina do cristianismo baseia-se na crença de que todos os seres humanos são eternos, como por exemplo de Jesus Cristo, que ressuscitou após a sua morte. A fé cristã ensina que a vida é uma caminhada e que a morte é uma passagem para a vida eterna e feliz para todos os que seguirem os ensinamentos de JesusCristo.
Fig. 1- Terço
Fig. 1- Terço

1.1. A origem do Cristianismo?

Fig. 2- Imagem ilustrativa do nascimento de Jesus Cristo.

Fig. 2- Imagem ilustrativa do nascimento de Jesus Cristo.

1.2. História do Cristianismo
A história do cristianismo é a observação da religião iniciada por um profeta judeu de Nazaré chamado Jesus.
O cristianismo se tornaria em uma das maioresreligiões, afectando todas as outras fés e mudando o curso da história humana. Isso diz respeito principalmente a religião cristã e da Igreja. O cristianismo deriva significativamente das outras religiões abraâmicas na afirmação de que Jesus Cristo é o Filho de Deus. A maioria dos cristãos acredita em um  Deus trino formado por três pessoas unidas e distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Ao longo dasua história, a religião tem resistido a cismas e a disputas teológicas que resultaram em muitas igrejas distintas. As maiores Igrejas do Cristianismo são a Igreja Católica Romana, a Igreja Ortodoxa, as Igrejas protestantes.
O cristianismo começou a espalhar-se inicialmente a partir de Jerusalém, e depois em todo o Oriente Médio, acabando por se tornar a religião oficial da Arménia em 301,da Etiópia em 325, da Geórgia em 337, e depois da Igreja estatal do Império Romano em 380, tornando-se comum em toda a Europa na Idade Média. O cristianismo acabou por se expandir no Mundo na Era dos Descobrimentos.
Actualmente o cristianismo possuí cerca de 2,13 bilhões de seguidores, sendo a maior religião mundial adoptada por cerca de 33% da população do mundo. É a religião predominantena Europa, América, Oceânia e em grande parte de África e partes da Ásia.

1.3. Principais crenças do Cristianismo
1.4.1. O Monoteísmo:
O cristianismo herdou do judaísmo a crença da existência de um único Deus, que era o criador do Mundo e poderia intervir sobre ele. Os principais atributos são a omnipotência, a omnipresença e a omnisciência. Os outros atributos são referidos várias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cristianismo
  • Cristianismo
  • o cristianismo
  • Cristianismo
  • cristianismo
  • cristianismo
  • cristianismo
  • Cristianismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!