Cristianismo

Páginas: 6 (1256 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
Cristianismo: O cristianismo é a religião dos que crêem que Jesus Cristo é Filho de Deus, morto e ressuscitado. Filho de Deus e de Maria, Jesus nasceu em Belém, num dos últimos anos de vida de Herodes, o Grande, sendo imperador de Roma, César Augusto, 6 ou 7 anos antes da nossa era.    Teve discípulos que espalharam a Sua pregação por toda a parte, a partir de Jerusalém.Pedro e Paulo difundemo cristianismo na Europa.    Depois de muitas hostilidades, no século IV (313), conhece um período de paz, com o Édito de Milão de Constantino.    Mais tarde, com Teodósio, o cristianismo é proclamado religião do Estado.    Com a queda do Império romano e superadas as invasões bárbaras, os povos europeus foram abraçando, uns após outros, a religião cristã.    Com os Descobrimentos, o cristianismoexpande-se pelas Américas, África e Extremo Oriente.
Judaísmo:
 O Judaísmo é uma religião que tem como protagonista não um indivíduo mas um povo, o povo hebraico, o povo eleito, escolhido por Deus para iluminar todas as gentes. É uma religião formada por alguns milhões de pessoas (cerca de 18 milhões) que continuam na diáspora (ou exílio = espalhados pelo mundo sem pátria) à espera da vinda doSalvador, que estabelecerá no mundo o Reino de Deus. A maior parte está nos Estados Unidos, cerca de 8 milhões e em Israel, Estado constituído em 1948.
    Jesus e os seus familiares pertenciam ao povo judeu. Também os seus Apóstolos. Sendo tão grande o património espiritual comum aos Cristãos e aos Judeus, deve existir um maior conhecimento entre ambos e uma estima mútua.
Hinduísmo: Principalreligião da Índia, o Hinduísmo é um tipo de união de crenças com estilos de vida. Sua cultura religiosa é a união de tradições étnicas. Atualmente é a terceira maior religião do mundo em número de seguidores. Tem origem em aproximadamente 3.000 a.C na antiga cultura Védica.O Hinduísmo da forma que o conhecemos hoje é a união de diferentes manifestações culturais e religiosas. Além da Índia, tem umgrande número de seguidores em países como, por exemplo, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e Indonésia.
Taoísmo: O taoísmo, também conhecido como Daoísmo, é uma religião surgida na China do século II (durante a dinastia Han) e originária de uma filosofia oriental, muito valorizada pelo confucionismo, conhecida como Tao (caminho). A origem do componente filosófico do taoísmo é atribuída aofilósofo chinês Lao Tse, que viveu no século VI a.C. 
Islamismo:Islam, em árabe significa submissão à vontade de Deus e os muçulmanos são os adeptos desta fé. É uma religião iniciada na Arábia por Maomé. Maomé nasceu em Meca (Arábia Saudita) entre os anos 570 e 580 d.C. filho de pais pobres, ficou órfão muito cedo tendo de trabalhar como pastor. Entretanto entrou ao serviço de uma viúva rica,como condutor de camelos. Impressionada pela sua inteligência e beleza, casa com ele apesar de muito mais novo.    A sua vida de comerciante rico alterou-se profundamente ao ser alvo de visões numa caverna perto de Meca, numa noite de 611. O próprio Anjo Gabriel, aparecendo-lhe numa nuvem de luz, anuncia-lhe que ele é o profeta de Allah (nome árabe de Deus).    Iniciou então as suas pregações, asquais foram alvo de tremendas contestações por parte dos habitantes da sua terra natal. Prega contra o politeísmo e a idolatria. Perseguido, Maomé fugiu para Latrebe, actual Medina e cidade rival de Meca. A esta fuga deu-se o nome de Hégira. Estávamos então no ano 622 d.C. Esta data constitui o início da contagem cronológica islâmica.    Lá, depressa se tomou importante a nível político, social, emilitar. E em 630, conquistou pela força Meca, tendo-a reconhecido como lugar de peregrinação.
Xintoísmo:Ela surgiu no Japão do século VI e baseia-se, como outras tantas religiões, na relação entre o homem e a natureza. As divindades cultuadas são forças ou espíritos sagrados presentes em todo o universo, como pedras, rios ou pássaros. Inari, por exemplo, é um deus representado pela estátua de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cristianismo
  • Cristianismo
  • o cristianismo
  • Cristianismo
  • cristianismo
  • cristianismo
  • cristianismo
  • Cristianismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!