cristianef

1121 palavras 5 páginas
Nome: Leticia Fernandes

REFLEXÃO SOBRE O FLME: Christiane F.

O filme conta a história de uma adolescente que começou usar drogas numa época conturbada de sua vida, como, o divórcio traumático dos pais, o novo namorado da mãe, as dificuldades financeiras da família, a ausência da mãe que precisava trabalhar e a distância da irmã. Christiane vê na droga uma forma de escapar do mundo e dos diversos problemas que enfrenta, principalmente crises com a família e do sentimento de alienação, cujo qual Christiane busca escapar. Durante o filme percebe-se que Christiane tem necessidade de criar uma nova realidade, na qual, possa ter liberdade, e principalmente, constituir um espaço onde possa ser ouvida e entendida. A adolescente consegue passar, no filme, o clima do universo da droga e o da prostituição, que aparece como consequência ao primeiro, logo após a frustração para se obter a droga. Nos locais de prostituição muitos jovens, tanto meninos quanto meninas vendem seu corpo e passam a entrar num ciclo vicioso. Como é sabido, na adolescência ocorre o estabelecimento de relações mais íntimas com os amigos, num processo de identificação com os mesmos. No filme, Christiane resolve querer se sentir "adulta", tendo companhias de pessoas mais velhas que ela. Para não se sentir excluída do grupo de amigos, resolve entrar na "onda" da maconha, coca, e principalmente, a heroína.
Desde o começo do filme, Christiane nos dá seus relatos sobre o mundo em que vive, seus amigos, a escola, as famílias e sobre sua vontade louca de sentir algo, de ser aceita, de poder representar algo importante para o seu mundo. Para ela, as pessoas "normais" pareciam ter vidas tão miseráveis que não valia a pena viver como eles, não sei se para ela, havia outra opção que não o mundo das drogas, da sua gangue para que ela pudesse ser enfim, compreendida.
Cristiane, no filme inteiro, se acovardou dos problemas que a sua fase, a adolescência, encontra. Ela quis se colocar numa

Relacionados