CrISTIANE Trabalho Facudade Cris 4 123333

2551 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PÓLO JÚLIO DE CASTILHO

CARLA REGINA R.TEIXEIRA RA 1706198905
CRISTIANE PEREIRA
RA 2865968991
GEONNYA CARELLYOLIVEIRA DA SILVA
RA 2810798665
LUCINEIDE APARECIDA DA S. MACENA
RA 2810816960

DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho solicitado do curso de Pedagogia do 1° semestre de 2015, referente às disciplinas Educação e Diversidade, Estrutura e Organização da Educação Brasileira. Sob orientações do professor à distância EAD Lindolfo Anderson Martelli, e da professora tutora EAD Lindalva Souza Ribeiro.

CAMPO GRANDE/MS.
15/03/2015

Introdução
Este desafio retrata o multiculturalismo e as diversidades no âmbito escolar e no Projeto Pedagógico Curricular das escolas a fim de proporcionar conhecimentos relativos à realidade sociocultural. Atualmente a globalização, o multiculturalismo, questões de gêneros e de raça, novas formas de comunicação manifestações culturais e religiosas, diversas formas de violência e exclusão social configuram um variado cenário social, político e cultural. Para que se efetive um avanço na formação docente, são imprescindíveis os estudos e o conhecimento do multiculturalismo e suas concepções, visando à realidade da criança em seu contexto familiar, de modo a possibilitar ao professor e a escola uma visão de inclusão e de formação do aluno capaz de lhe valorizar a cultura e etnia como forma de afirmação e elevação da auto-estima.

Uma das discussões de grande importância, que é pouco debatida, trata do multiculturalismo existente na educação. Brasileira reflexo de uma sociedade também multicultural. A idéia principal sabre o multiculturalismo na educação seria assumir que hoje a escola é um veículo de padronização de idéias, costumes e valores, e que deveria ter outra função - a de ser libertária. OLIVEIRA, Saulo Veiga. Educação e Diversidade: Multiculturalismo e Educação. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera

Relacionados