cristiaca sjei

549 palavras 3 páginas
A resenha é um tipo de resumo crítico, contudo mais abrangente: permite comentários e opiniões, inclui julgamento de valor, comparação com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra em relação às outras do mesmo gênero, por isso normalmente a resenha é uma tarefa para especialistas no assunto, como professores de determinada área.

Segundo Andrade (1997), resenha é um relato minucioso das propriedades de um objeto, ou de suas partes constitutivas; é um tipo de redação técnica que inclui variadas modalidades de textos: descrição, narração e dissertação. Estruturalmente, descreve as propriedades da obra (descrição física da obra), relata as credenciais do autor, resume a obra, apresenta suas conclusões e metodologia empregada.

Estrutura

A resenha deve ser escrita em terceira pessoa, implicando em certa neutralidade, o que é limitado, porque na seleção e organização do texto já ocorre intenção de quem escreve.

Elementos de Identificação

Uma resenha deve conter os seguintes elementos:

Autor;
Título;
Local da Publicação;
Editora;
Data;
Edição;
Tamanho;
Autoria;
Resumo;
Tipo de Livro;
Bibliografia;
Apreciação.
Fonte: Guia para a elaboração de trabalhos escritos - UFRGS

Nesta obra Kenski dedica três capítulos para tratar da nova lógica do ensino e daaprendizagem na sociedade da informação. Analisando as novas conjunturas nasociedade e como a velocidade com que as informações são compartilhadas, múltiplasformas de comunicação entre as pessoas trazem uma mudança para os paradigmas daeducação tradicional onde a concepção da educação como compulsória e massiva nãosatisfazem mais. A nova lógica da educação traz o professor para o meio do grupo dealunos onde ele passa a ser mais um na equipe de trabalho que irá lançar os desafios eservirá como o mediador da aprendizagem com diversas possibilidades de interaçãoconectadas em rede através de comunidades que tenham um objetivo em comum tendocomo característica a cooperação

Relacionados