cristalizaçao do sulfato de cobre

Páginas: 36 (8974 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
ICET (Instituto de ciências exatas e tecnologia)












CRISTALIZAÇÃO DO SULFATO DE COBRE

















SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2º SEMESTRE 2013
CAIO CESAR VOLPI
JORDY LUIZ CERMINARO SPACCA
JORDANY LUIZ CERMINARO SPACCA
MAICON BERNARDO
MATHEUS VASQUES ESTEVAM
WANGLEY WILSON CARVALHO






CRISTALIZAÇÃO DO SULFATO DE COBRESÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2º SEMESTRE 2013

RESUMO

A cristalização é o processo da formação de cristais sólidos de uma solução uniforme, ou seja homogênea. Ela consiste de dois principais eventos, a nucleação e o crescimento dos cristais ou crescimento molecular.
A nucleação é a etapa em que as moléculas do soluto dispersas no solvente começam a se juntar em clusters, emescala nano métrica. Esses clusters constituem o núcleo e só se tornam estáveis a partir de certo tamanho crítico, que depende das condições de operação (temperatura, supersaturação, irregularidades, etc.). Se o cluster não atinge a estabilidade necessária ele redissolve. É no estágio de nucleação que os átomos se arranjam de uma forma definida e periódica que define a estrutura do cristal.
O crescimentodo cristal é o subsequente crescimento do núcleo que atingiu o tamanho crítico do cluster. A nucleação e o crescimento continuam a ocorrer simultaneamente enquanto a supersaturação existir. A supersaturação é a força motriz da cristalização, portanto, a velocidade de nucleação e de crescimento é comandada pela existência de supersaturação na solução. Dependendo das condições, tanto a nucleaçãoquanto o crescimento podem ser predominantes um sobre o outro, e consequentemente, são obtidos cristais com tamanhos e formatos diferentes (o controle do tamanho e da forma dos cristais constitui um dos principais desafios da indústria de manufatura, como as farmacêuticas). Quando a supersaturação é ultrapassada, o sistema sólido liquida atinge o equilíbrio e a cristalização está completa, a menos queas condições de operação forem modificadas do equilíbrio de forma a supersaturar a solução novamente.










SUMÁRIO



5. - CONCLUSÃO 26
6. - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 27
















Introdução

Na antiguidade, Pitágoras usava a palavra cristal pressupondo perfeição, harmonia e beleza; Platão relacionava os cristais a cinco poliedros,fogo (tetraedro), terra (cubo), ar (Octaedro), água (hexaedro) e o modelo do Universo (dodecaedro) . Na Idade Média pensava-se que o cristal fosse a forma permanente do gelo, endurecido pelo intenso frio das montanhas; daí o nome “cristal” que provém do grego e significa gelo transparente . No século XVII, Steno (Niels Stensen, 1638-1686) percebeu que os ângulos entre as faces correspondentes emcristais de uma mesma substância são iguais em todos os cristais, estabelecendo assim a lei da constância dos ângulos interfaciais; esta foi uma primeira constatação de que a forma externa simétrica dos cristais é uma consequência do arranjo regular da matéria no interior dos cristais.
No século XVIII, René Hauy (1743-1822) propôs que os cristais pudessem ser compostos por partículas (muitopequenas para serem vistas a olho nu) empilhadas de maneira regular, sendo as várias faces de qualquer cristal expressões macroscópicas deste arranjo ordenado.
No século XX, a ciência mostrou que esta hipótese estava correta. Novos métodos para estudar a estrutura das substâncias, como a difração de raios X, mostraram que a ideia do empilhamento regular era coerente com os estudos anteriores.
Com odesenvolvimento da química, nos últimos 150 anos, grande soma de evidências foi acumulada em favor dessa hipótese. Desde então, o homem vem estudando os átomos, as moléculas e as ligações químicas que em conjunto formam estruturas rígidas organizadas com formas regulares e simétricas, conhecidas como cristais.
Apesar da quase totalidade dos sólidos naturais e artificiais estarem no estado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cristalização do sulfato de cobre
  • Cristalização do sulfato de cobre
  • Cristalização do Sulfato de Cobre
  • cristalização do sulfato de cobre
  • DETERMINAÇÃO DA ÁGUA DE CRISTALIZAÇÃO DO SULFATO DE COBRE
  • DETERMINAÇÃO DA ÁGUA DE CRISTALIZAÇÃO DO SULFATO DE COBRE
  • Trabalho Mineralogia
  • sulfato de cobre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!