Crise e Reestruturação nas Organizações Globo

Páginas: 3 (690 palavras) Publicado: 5 de março de 2014
1.Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?

A Estrutura Organizacional adotado pelo Grupo Globo é aquilo queChiavenato (2006); Maximiano (2006a); e Megginson et al. (1998) chama de tipo organizacional FUNCIONAL. O Grupo adotou esse modelo para melhorar a coordenação das atividades dividindo o todo em especialidadese delegando a cada uma das áreas a autoridade funcional.

2.Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio?

Se for levado em conta que“critérios” faz referência aos fatores condicionantes, ou seja, o ambiente interno e externo. A departamentalização ocorreu devido ao tamanho do conglomerado – uma centralização aumentaria a burocracia. Para oagrupamento do negócio, o critério é o da independência com metas a serem atingidas e quando não, reestruturações são efetuadas. Os departamentos foram divididos em impressos, visual e social.3.Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciam a estrutura organizacional do Grupo Globo?

A primeira variável é de ordem interna. O tamanho do Grupo Globoforçou sua divisão em departamentos o que possibilitou melhora em suas atividades e a diminuição da burocracia;
De ordem externa, o Grupo previu a estabilidade do país em meado dos anos 90. Comoocorreu o advento de diversas tecnologias, dentre elas a internet, o conglomerado teve perda em suas receitas, o que proporcionou a reestruturação.

4.Qual é o grau de centralização que prevalece nasOrganizações Globo? Como se processa a delegação no seio do grupo?

Segundo Mirialdo e Neiva (2012) são vários os fatores que afetam o grau de centralização ou descentralização de uma empresa.No caso das Organizações Globo, dois fatores foram fundamentais para que a empresa se tornasse descentralizada: histórico do crescimento da organização e diversidade dos produtos e serviços...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crise e reestruturação nas organizações globo
  • CRISE E REESTRUTURAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GLOBO.
  • CRISE E REESTRUTURAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GLOBO
  • Crise e reestruturação nas organizações globo
  • Crise e reestruturação nas organizações globo
  • Crise e reestruturação nas organizações Globo
  • Crise e reestruturação nas organizações globo
  • Estudo de caso: crise e reestruturação nas organizações globo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!