Crise e reestruturação nas organizações globo

Páginas: 5 (1008 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO - UEMANET
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - EAD
DISCIPLINA: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO I
POLO: BACABAL



RESPOSTAS APRESENTADAS AOS QUESTIONAMENTOS FORMULADOS NA ATIVIDADE 1

1ª) - A privatização da CVRD, no governo de Fernando Henrique Cardoso(1997), através do Programa Nacional de Desestatização,gerou inquietação e incertezas a respeito do futuro dessa grande organização. A decisão quanto ao processo de privatizar a mencionada companhia foi consequência dos inúmeros eventos negativos advindos de sua condição de estatal, os quais eram desfavoráveis ao seu crescimento, solidez e sua competitividade frente a outras grandes empresas do mesmo segmento. A exemplo disso tem-se: a extremaburocracia que engessava a possibilidade de respostas imediatas às demandas exigidas; a influência política na alocação de recursos e nomeação de diretores; a centralização das tomadas de decisões nas mãos dos administradores da alta cúpula, etc. Apesar de alguns setores da sociedade civil, especialmente os esquerdistas, serem ferrenhamente contrários à desestatização, acreditando tratar-se detransferência de recursos do Estado para a iniciativa privada, o que de fato buscou-se, e posteriormente comprovou-se, relativamente à Vale, foi afastar o viés político e romper com a burocratização, tipicamente estatal, que só resultava em ineficiência administrativa e perda de mercado.

2ª) - Como bem frisou, Levitt (apud CHIAVENATO, 2006), o conhecimento do administrador é apenas um dos múltiplosaspectos em sua atuação profissional, ele é reconhecido a partir de seu modo de agir e decidir, suas atitudes, habilidades, competências e estilo de trabalho.

E, Roger Agnelli, enquanto administrador das duas grandes organizações, o Bradesco e a CVRD, demonstrou possuir as três habilidades fundamentais, segundo classificação de Katz(apoud CHIAVENATO, 2006), quais sejam, habilidades conceituais,habilidades humanas e habilidades técnicas.
A primeira habilidade, dita conceitual, Agnelli manifestava na sua capacidade ímpar de compreensão e interpretação das várias informações organizacionais, que subsidiavam decisões importantes e complexas, as quais direcionariam o futuro de toda a sua estrutura; também percebia genialmente como se dava a relação de processos administrativos eorganizacionais, numa inter-relação das partes com o todo, não só apenas no que diz respeito a relações processuais e de rotinas, mas também na relação com os clientes, fornecedores e, inclusive, com os concorrentes, tudo em função da busca de um objetivo estabelecido. Por extensão, poderíamos perfeitamente afirmar que Agnelli detinha competências estratégicas e intelectuais.

No âmbito das habilidadeshumanas, Agnelli foi mestre no desenvolvimento e uso da habilidade de relações humanas, uma vez que soube como ninguém trabalhar com as pessoas, exercendo papel de líder em potencial, cujas palavras eram capazes de influenciar a todos, mantendo uma excelente rede de relacionamentos interpessoais, o que lhe rendia admiração e respeito, ele era assertivo na função de bem comunicar-se com sua equipe detrabalho e com todos que estivessem de algum modo envolvidos, direta ou indiretamente, com os anseios da organização, revelava-se assim um importante negociador.

Por último, a habilidade técnica. Esta, conforme o texto lido do estudo de caso, Roger Agnelli, que formou-se em economia, desempenhou a função de analista de investimentos do Banco Bradesco, portanto, possuía o conhecimento instrumentalespecífico, para o ramo de atuação junto à instituição financeira; mas o seu potencial e talento, o fez de modo versátil galgar outro horizonte, de dimensões ainda maiores, foi o caso de sua chegada à CVRD. Mesmo com pouca ou nenhuma aptidão relacionada com o setor de mineração, ocupou posição de destaque na empresa, sendo então seu principal administrador. Mas a possível falta de afinidade com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crise e reestruturação nas organizações globo
  • CRISE E REESTRUTURAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GLOBO.
  • CRISE E REESTRUTURAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GLOBO
  • Crise e reestruturação nas organizações globo
  • Crise e Reestruturação nas Organizações Globo
  • Crise e reestruturação nas organizações Globo
  • Crise e reestruturação nas organizações globo
  • Estudo de caso: crise e reestruturação nas organizações globo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!