Crise no ensinamento jurídico

Páginas: 3 (616 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

DIREITO 1° TURMA B

Edson Nunes da Silva Júnior.

A crise do Ensino Jurídico:
Mitos e perspectivas

BOM DESPACHO 16/03/13

Crise no EnsinamentoJurídico

Com grande procura pelos jovens aos concursos públicos, principalmente os das áreas jurídicas. Muitos têm o sonho de uma carreira sólida, pois isso é bem possível se caso este for aprovado emalgum concurso. Muitas instituições aproveitam-se da demanda e fazem a oferta. Quem não quer uma vida segura e estável? Realmente todos querem, mas muitas instituições apenas visam o lucro e nãooferecem preparo necessário para que alunos tenham uma vida vitoriosa em sua carreira. Em contrapartida muitos alunos entram em instituições sérias simplesmente com o pensamento de se obter o diploma, pormuitos concursos o exigirem, e acabam cometendo um grande erro, por entrarem tão focados a somente conquistar o diploma e acabam não pegando a essência do curso, em consequência disso acabam virandoprofissionais com diplomas, mas sem o conhecimento amplo.
É evidente que muitas instituições não estão bem equipadas, tanto em suas bibliotecas, quanto a estrutura física ou em seu corpo docente. Masdo que vale a mais equipada instituição se esta não tem o comprometimento do aluno? Este também tem que querer o seu próprio sucesso, ao invés de apenas querer adquirir o bacharel. Criticar umainstituição é relativamente fácil, mas não creio que seja 100% culpa sua pelo fracasso dos alunos nos exames da Ordem dos Advogados.
Em relação à diminuição do tempo do curso para três anos. Na minhaconcepção seria totalmente desastroso aos iniciantes do mundo jurídico. Imagine o quanto os alunos teriam que se esforçar para ver em tão pouco tempo o que se veria em um tempo mais prolongado. O Brasiljá tem altos índices de reprovação com o ensino de cinco ou seis anos. Diminuindo este tempo só vejo prejuízo no aprendizado, já que para seguir no mundo jurídico os alunos tem uma grande jornada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grécia Antiga e metodologia do ensinamento jurídico
  • A crise no ensino jurídico
  • A crise no ensino jurídico
  • a crise do ensino juridico no brasil
  • A crise do ensino jurídico no brasil
  • A crise do ensino jurídico
  • A Crise do Ensino Juridico: Mitos e Perspectivas
  • Resenha Artigo: A crise do ensino jurídico: mitos e perspectivas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!