Crise fedealista

439 palavras 2 páginas
Crise Federalista
Causa: Dois partidos políticos disputavam o poder entre si. De um lado, o Partido Republicano Rio-Grandense (PRP) era favorável ao republicanismo positivista e apoiava o novo governo de Júlio de Castilhos, aliado de Floriano. Do outro, o Partido Federalista (PF) era composto por integrantes contrários ao governo Júlio de Castilhos e defensores da maior autonomia dos estados por meio de um regime parlamentarista. A diferença de perspectiva política entre esses dois grupos políticos somente piorou com a imposição do governador Julio de Castilhos
Local: Rio Grande do Sul-(RS)
Data: 1893-1895 (Um acordo de paz foi assinado, em agosto de 1895, concedendo anistia a todos os que participaram do conflito.).
Lideres: Gaspar Silveira Martins e Gumercindo
Consequências: A violência empregada nos confrontos, marcada por cerca de 10.000 mortes, deixou a Revolução Federalista popularmente conhecida como a “revolução da degola”.
Sedição e Outo Preto
Causa: Havia um grupo que se manifestava favorável a volta de D.Pedro I, que havia abdicado em 1831. Conhecido como Restauração, o movimento não tinha a menor possibilidade de sucesso, pois não havia a mínima chance de D.Pedro I retornar ao Brasil. O grupo, pegando-se a uma causa perdida, acrescentava às suas queixas questões como: aumento de impostos sobre a produção da aguardente e a proibição do sepultamento nas igrejas.
Local: Ouro Preto-(MG)
Data: 1833-1835
Lideres: Queluz (hoje Conselheiro Lafaiete), Barbacena e São João del Rei
Consequências: Transferência de Ouro Preto para São João del Rei, enquanto Ouro Preto estava sob o controle dos revoltosos.
Guerra dos Jenipapos
Causa: A batalha se iniciou após terem sido descobertas as intenções do comandante das tropas portuguesas: manter a região sob o domínio português para abafar os movimentos de independência que se desenvolviam na área. Os brasileiros decidiram então impedir que o plano dos portugueses fosse realizado e travaram uma luta entre o

Relacionados