Crise do Império Brasileiro e Proclamação da República

Páginas: 6 (1320 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2014
O Movimento de 15 de Novembro derrubou facilmente o regime monárquico
O marechal Deodoro da Fonseca assumiu o poder com o título de Chefe do Governo Provisório. Em 15 de Novembro de 1890, instalou-se o Congresso Constituinte Republicano.
A primeira Constituição republicana, inspirada por Rui Barbosa, foi aprovada e promulgada em 24 de Fevereiro de 1891, estabelecendo o presidencialismo eo Federalismo.
O governo provisório estabeleceu o sistema republicano em todo o Brasil, adotou o federalismo e reformou o poder judiciário. Ao mesmo tempo, foi realizada a reforma do Código Penal, estabelecida a separação entre a Igreja e o Estado e decretada a “grande naturalização” de todos os então residentes no Brasil que não manifestassem o desejo de permanecer estrangeiros.
No setor econômico,Rui Barbosa, ministro da Fazenda, procurou deslocar o eixo da economia brasileira da agricultura para a indústria. A grande emissão de papel-moeda e as facilidades concedidas para a instalação de indústrias agravaram a crise da Bolsa de Valores, conhecida como encilhamento. O projeto sofreu a oposição dos fazendeiros do café, que temiam represálias de países compradores de café, pois estes tambémeram vendedores de produtos industrializados ao Brasil.
Em 26 de Fevereiro de 1891, o Congresso elegeu para presidente, o marechal Deodoro da Fonseca e para vice-presidente o marechal Floriano Peixoto. Em pouco tempo, Deodoro desentendeu-se com o Congresso dissolvendo, em 3 de Novembro de 1891, a Câmara e o Senado e convocou novas eleições.
A reação veio sob a forma da rebelião na Marinha,chefiada pelo almirante Custódio de Melo. Na iminência de uma guerra civil, Deodoro renunciou em 23 de Novembro de 1891.
A Proclamação da República do Brasil - 15 de Novembro 1889
A proclamação da república brasileira é o período histórico que culminou no dia 15 de Novembro de 1889, no Rio de Janeiro, há época capital do Brasil, na praça da Aclamação (hoje, Praça da República), quando um grupo demilitares do Exército brasileiro, chefiados pelo Comandante marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado e depôs o Imperador D. Pedro II, dando fim ao período do Brasil Império. Institui-se então a República dosEstados Unidos do Brasil (conforme a Constituição promulgada a 24 de Fevereiro de 1891). É nesta data que Rui Barbosa assina o primeiro decreto da república e é instituído o governoprovisório.
Antecedentes: A relativa estabilidade política do Império, no Brasil, veio a ser abalada a partir da década de 1870, como conseqüência da Guerra da Tríplice Aliança ou Guerra do Paraguai (1864-1870). A crise foi o resultado de vários fatores de ordem econômica, social e política que, somando-se, conduziram importantes sectores da sociedade à conclusão de que a monarquia precisava sersuperada para dar lugar a um regime político, mais adequado aos problemas da época.
A crise econômica: Agravada pela Guerra da Tríplice Aliança, que trouxe grandes despesas financeiras ao Império, cobertas por capitais britânicos. Os empréstimos brasileiros elevaram-se de 3 milhões de libras esterlinas em 1871 para quase 20 milhões em 1889, o que causava inflação no plano interno.
O contexto daAbolição da Escravatura: Frente às medidas adotadas pelo Império quanto à questão do fim do regime escravista, a elite agrária brasileira reivindicou indenizações proporcionais ao número de trabalhadores escravizados alforriados. Negando-se a indenizar os grandes proprietários rurais, o Império acabava de perder seu último pilar de sustentação. Chamados de republicanos de última hora, osproprietários de escravos aderiram à causa republicana e o advento da República se tornara inevitável.
A questão religiosa: Desde o período colonial, a Igreja Católica era uma instituição submetida ao Estado. Isso significava, entre outras coisas, que nenhuma ordem do Papa poderia vigorar no Brasil sem que fosse aprovada pelo Imperador, ao que se dava o nome de Padroado. Ocorre que, em 1872, Dom Vidal e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de aula: da crise do 2º reinado à proclamação da república história do direito brasileiro
  • A crise do império e os primeiros anos da república
  • Proclamação da república
  • Proclamaçao republica
  • Proclamação da republica
  • Proclamação da República
  • Proclamação da República
  • Proclamação da República

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!