Crise do Capitalismo e Regimes Totalitarios

Páginas: 8 (1948 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2014
Introdução
Neste trabalho será relatado a parte da Crise do Capitalismo que ocorre entre as décadas de 1920 e 1940 que afetou diversos países do mundo, ocasionando a quebra na Bolsa de Valores em Nova York e mais tarde sendo implantado um “novo acordo” para a superação desta crise. Também será aqui apresentado sobre os Regimes Totalitários que foi consequências da crise capitalista, tendo comoos dois principais regimes totalitários o fascismo de Mussolini e o Nazismo de Hitler.

















Crise do Capitalismo e Regimes Totalitários
No inicio da década de 1920 a economia norte americana tornou-se a mais poderosa do mundo, cerca de 50% da produção industrial do mundo encontrava-se nos Estados Unidos. Houve um aumento também na produtividade agrícola ocasionadapela mecanização e a instalação elétrica no espaço rural.
Outro fator que contribuiu para o crescimento da produção econômica dos Estados Unidos, foi o processo tecnológico. Essa época foi caracterizada pelo consumismo de automóveis e eletrodomésticos. Viver bem se tornava consumir sempre mais.
Embora quase toda a década de 1920 ser conhecida como “anos felizes”, em 1929 a economia norteamericana caiu numa terrível crise que afetou vários países do mundo.
Até por volta de 1925, as sociedades europeias lutavam com dificuldades para reconstruir o que fora destruído na Primeira Guerra Mundial, a medida que a Europa se reconstituía, tomava medidas para diminuir a importação dos produtos norte americanos, porém o ritmo da produção dos Estados Unidos crescia cada vez mais, que ultrapassavamas necessidades de compra e de venda dos produtos, havendo assim uma superprodução destas mercadorias.
Não existindo compradores, os preços despencaram, mas não houve conquista de novos consumidores, então obrigados a diminuir o ritmo de suas atividades, demitiram milhões de trabalhadores, chegando até 15 milhões de pessoas desempregados no decorrer desta crise.

O Crack da Bolsa de Valores
Em29 de outubro de 1929 ocorreu a queda vertiginosa do valor de milhões de ações na Bolsa de Valores de Nova York. Inúmeras empresas e bancos foram à falência. Com o desdobramento da crise entre 1929 e 1932, a produção industrial dos Estados Unidos foi reduzida em 54%.
O Crack, ou seja, a quebra da Bolsa de Valores de Nova York abalou o mundo inteiro. O comercio nacional foi reduzido, oscafeicultores do Brasil perderam seu principal comprador que era os Estados Unidos, para tentar manter os preços altos do café, foram queimadas milhares de sacas entre os anos 1931 e 1933. Mas foi impossível conter o desastre econômico que atingiu principalmente a cafeicultura brasileira e abalou estruturas da república.
NEW DEAL: Um novo programa para superar a crise
Nos primeiros anos do mandato dopresidente Franklin Delano Roosevelt (de 1933 a 1945), o governo dos Estados Unidos adotou medidas com o objetivo de superar a crise, o qual ficou conhecido como New Deal (novo acordo).
As ideias presente neste acordos procurava conciliar as leis do mercado e o respeito pela inciativa privada com a intervenção do Estado em vários setores da economia.
Entre as principais medidas adotadas estavam:
-Controle governamental dos preços de diversos produtos agrícolas e industriais;
- Concessão, por parte do Estado, de empréstimos aos falidos, mediante emissões controladas;
- Redução da jornada de trabalho para dar oportunidade a mais pessoas de trabalharem, reduzindo o desemprego;
- Ampliação do salário do operariado para ampliar o mercado consumidor interno; 
- Aumento dos benefícios daPrevidência Social, como a criação do seguro-desemprego, fixação do salario mínimo e limitação das jornadas de trabalho
- Realização de obras publicas com objetivo de criar postos de trabalho para os milhões de desempregados
Este chamado “novo acordo” não obteve todo sucesso, mas foi possível controlar relativamente a crise econômica. A partir de 1935, a economia norte-americana voltou a se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crise do capitalismo e regimes totalitarios
  • Crise do Capitalismo e Regimes Totalitários
  • A crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitarios
  • A crise do Capitalismo e os Regimes Totalitários
  • Crise do capitalismo e regimes totalitarios
  • A crise do capitalismo e os regimes totalitários
  • Crise do capitalismo e regimes totalitarios
  • Resumo crise do capitalismo e regimes totalitários

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!