Crise de Paradigmas

Páginas: 3 (632 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2013
Uma crise de paradigmas, sempre ocorre através de uma mudança conceitual, ou uma nova visão de mundo, decorrentes de uma insatisfação relacionada aos modelos anteriormente predominantes, semexplicação. Acredita-se que as mudanças mais radicais, geralmente, são de ordem científica, devido ao esgotamento das explicações oferecidas pelos modelos e teorias tradicionais, que faz com que sejambuscadas novas alternativas que substituam as já desgastadas, novas teorias mais adequadas às condições atuais.
A tão preconizada Modernidade, na realidade, é uma nova época que deve ser caracterizadacomo aquela que efetivou e instalou na sociedade humana uma ruptura com a tradição que leva à busca, do sujeito pensante, de um novo ponto de partida alternativo para a construção e a justificação doconhecimento, sendo a subjetividade o termo dominante da relação sujeito/objeto.

Visão de Kuhn "A crise de paradigmas se opõe assim ao que chama de ciência normal, períodos de estabilidade em quehá uma aceitação generalizada de determinados modelos teóricos explicativos".
Visão Platônica "Um paradigma é um modelo, um tipo exemplar, que se encontra em um mundo abstrato e do qual existeminstâncias, como cópias imperfeitas, em nosso mundo concreto".
Os paradigmas apresentam a evolução do pensamento científico ao longo da história da humanidade, especialmente, no que se refere aosparadigmas da ciência e sua influência na educação. Paradigmas Visão de Kant X Visão de Hegel A crítica de Hegel à filosofia Kantiana, como o primeiro questionamento do paradigma subjetivista, uma vezque se dirige, precisamente, contra o pressuposto do caráter originário da subjetividade, Contrapondo a esta ideia a noção de uma consciência historicamente determinada, constituída e não maisoriginária.

Paradigma subjetivista: entra em crise devido ao modelo cartesiano que volta o pensamento sobre o mundo natural e visa conhecer a realidade.

Reação romântica: Ruptura com o paradigma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crise do paradigma
  • Crise de paradigmas
  • crise de paradigmas
  • A crise dos paradigmas
  • A Crise de Paradigmas e a Educação
  • A crise do paradigma da ciência moderna
  • A crise do paradigma dominante
  • A crise dos paradigmas nas Ciências Sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!