Crise de 1929

Páginas: 6 (1263 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2014
A Euforia Dos Anos 1920
Terminada a Primeira Guerra, os EUA tinham se convertido na maior potência econômica do mundo. Apesar de uma pequena crise econômica em 1920-1921, chamada CRISE DE RECONVERSÃO, causada pela diminuição das exportações para a Europa – que se recuperava e voltava a produzir - ,a economia continuava a crescer .Os anos 1920 foram de euforia econômica. A agricultura norte-americana era a mais mecanizada do planeta, e as indústrias produziam bens em quantidades astronômicas. Parecia que todo mundo, do milionário ao humilde operário, se tornaria um consumidor voraz. A classe média, felicíssima por poder comprar tanta coisa, também investia suas economias na Bolsa de Valores. Todo mundoachava que iria ficar cada vez mais rico. Foi quando chegou a crise. Porque existia o outro lado da realidade ,que não tinha a cor do ouro,mas da lama e do sangue.
A crise começou em 1929 e foi piorando nos anos seguintes por isso se fala dos anos seguidos da GRNADE DEPRESSÃO (econômica). Nunca o mundo capitalista tinha sofrido uma crise assim. Mais de cem mil empresas faliram nos EUA.Um milhão de fazendeiros tiveram que vender seus bens . A produção industrial caiu em 50%. Quem mais sofreu com a crise foram os trabalhadores.Em 1933, um terço dos americanos não tinha emprego fixo. Como a economia já vivia um nível alto de globalização, a crise começou nos EUA e se espalhou por todo o mundo.
As Causas Da Crise
O crack(quebradeira) da Bolsa de Nova York não foi a causa da crise,mas a consequência imediata.Nos anos 1920,a euforia econômica tinha feito subir o valor das ações na Bolsa de Valores.Nos anos 1920, o valor das ações subiu ainda porque as pessoas especulavam que haveria maiores lucros ainda em breve futuro. Portanto , as negociações eram baseadas em apostas, em avaliações exageradas, em vagos indícios.As especulações fizeram o valor das ações ultrapassar a realidade terrestre. E quando o sonho acabou, veio o pesadelo real. Quando veio a notícia que havia algumas empresas em dificuldades, porque não tinham o lucro correspondente ao investimento , começou a intranquilidade.Tinha chegado a hora de vender as ações (o ideal é comprar na baixa e vender na alta dos preços). Veio o alarme. Todosqueriam vender, ninguém queria comprar. Os valores das ações despencaram.
O resultado foi a onda de falências de empresas e de bancos, os suicídios de ex - milionários, o desemprego em massa, o desespero.Ninguém entendia direito o que acontecia.O desespero tomava conta de todos.

Estranha crise . Havia as empresas instaladas e havia as pessoasdispostas a trabalhar.Mas as empresas continuavam paradas e as pessoas,desempregadas.O que tinha acontecido?
Nas sociedades pré-capitalistas, as crises econômicas são causadas pela escassez.De repente,a sociedade não é capaz de produzir alimentos para todos daí vem a fome generalizada.
No capitalismo, que liberou forças produtivas fantásticas, as crises acontecem por causa do excesso, a abundânciaé que gera a miséria. Havia milhões de pessoas pobres e outros tanto que recebia apenas o suficiente para repor as energias e continuar trabalhando na linha de montagem. Em certo momento, explodiu a SUPERPRODUÇÃO de mercadorias.
Acompanhamos a lógica do sistema. Os empresários precisam lucrar para não ir à falência. Na selva da competição capitalista, é preciso aumentar a produçãosem parar e, se possível, abaixar os salários.O mercado é incontrolável,e cada um age por si para maximizar seus lucros.Assim,a economia crescia mas a capacidade de consumo da sociedade não se desenvolvia com a mesma velocidade. A renda se concentrava nas mãos da parte da classe média alta e dos ricos, e os trabalhadores pobres não tinham dinheiro para comprar o que eles mesmos produziam. Até que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crise de 1929
  • Crise 1929
  • A Crise de 1929
  • A crise de 1929
  • A Crise de 1929
  • Crise de 1929
  • A Crise de 1929
  • A crise de 1929

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!