Crise da Razão

Páginas: 20 (4789 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
Século XX e a crise da razão

Estado-Nação

Estado: politico
Nação: cultural
Surgimento entre século XVIII do século XX.
(Conceito “estado da razão” - poder e liberdade) sendo antecipada culturalmente pelos debates intelectuais e politico do contexto do Iluminismo.
Estado da Razão no final do Século XVIII pressupôs um tipo um tipo de novo poder que as poucos abandonou uma atitudejurisdicionalista.
Desde meados do século XVIII fisiocratas e liberais defendiam a ideia da necessidade de se facilitar a circulação dos bens num território.
Adam Smith na sua obra “Riquezas das Nações” afirmaria que a especialização no trabalho e na produção favorecia largamente a igualdade e a quantidade na produção de bens; para tanto uma condição fundamental era que houvesse boas condições paracirculação da produção, pois, havendo isso, o mecanismo do mercado agiria por si mesmo para corrigir o desequilíbrio nas distribuições das riquezas de um Estado.
Podemos afirmar genericamente que os vários estados da razão buscaram constituir internamente suas nações.
I Guerra mundial
Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras até o início da SegundaGuerra Mundial) foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918.
Em 28 de julho, o conflito iniciou-se com a invasão austro-húngara da Sérvia, seguida pela invasão alemã da Bélgica, Luxemburgo e França, e um ataque russo contra a Alemanha.
Frente de batalha adicional abriu-se depois que o Império Otomano entrou na guerra em 1914,Itália e Bulgária em 1915 e a Romênia em 1916. O Império Russo entrou em colapso em março de 1917 e a Rússia deixou a guerra após a Revolução de Outubro, mais tarde naquele ano. Depois de uma ofensiva alemã em 1918 ao longo da Frente Ocidental, os Aliados forçaram o recuo dos exércitos alemães em uma série de ofensivas de sucesso e as forças dos Estados Unidos começaram a entrar nas trincheiras.
Em11 de novembro de 1918 a Alemanha concordou em cessar-fogo.
A Liga das Nações (organização precursora das Nações Unidas) foi formada na esperança de evitar outro conflito dessa magnitude. O nacionalismo europeu provocado pela guerra e a separação dos impérios, as repercussões da derrota da Alemanha e os problemas com o Tratado de Versalhes são consenso enquanto fatores que contribuíram para oinício da Segunda Guerra Mundial.
Causas da Primeira Guerra Mundial
No século XIX, as grandes potências europeias tinham ido para grandes distâncias para manter o equilíbrio de poder em toda a Europa, resultando na existência de uma complexa rede de alianças políticas e militares em todo o continente por volta de 1900.
Depois de 1870, um conflito europeu foi evitado em grande parte através de umarede de tratados cuidadosamente planejada entre o Império Alemão e o resto da Europa e orquestrada por Bismarck. Ele trabalhou especialmente para manter a Rússia ao lado da Alemanha, para evitar uma guerra de duas frentes com a França e a Rússia.
O poder industrial e econômico dos alemães havia crescido muito depois da unificação e da fundação do Império em 1871.
Desde meados da metade dos anos1890, o governo de Guilherme II usou essa base para dedicar significativos recursos econômicos para a edificação do Kaiserliche Marine (em português: Marinha Imperial alemã), criada pelo almirante Alfred von Tirpitz, em rivalidade com a Marinha Real Britânica na supremacia naval mundial.
Entre 1908 e 1913, os gastos militares das potências europeias aumentou em 50%.
A Áustria-Hungria precipitoua crise Bósnia de 1908-1909 por anexar oficialmente o antigo território otomano da Bósnia e Herzegovina, que ocupava desde 1878.
Em 1912 e 1913, a Primeira Guerra Balcânica foi travada entre a Liga Balcânica e o fragmentado Império Otomano. O Tratado de Londres resultante ainda encolheu o Império Otomano, com a criação de um Estado independente albanesa, enquanto ampliou as explorações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • crise da razão
  • a crise da razao
  • Crise da razão
  • A CRISE DA RAZÃO
  • crise da razao
  • A Crise da Razão
  • A Crise da Razão
  • Crise da razão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!