Criptologia

Páginas: 2 (487 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
Criptologia é a disciplina científica que reúne e estuda os conhecimentos (matemáticos, computacionais, psicológicos, filológicos, etc.) e técnicas necessários à criptoanálise (solução decriptogramas) e à criptografia (escrita codificada).
Inicialmente seu estudo era mais restrito a meios acadêmicos, sistemas de segurança bancários e inteligência militar devido a sua aplicação em mensagenssigilosas durante períodos de guerra, assuntos de estado e na espionagem mas, ultimamente, tem recebido especial atenção devido à generalização de operações comerciais por intermédio de meioseletrônicos, onde as transações devem ser processadas sigilosamente e de forma segura, de preferência com o menor custo possível, uma vez que mensagens criptografadas consomem muito tempo de processamento e bandade transmissão.
Assinatura digita Este artigo tratam da assinatura digital utilizando a tecnologia PKI (Public Key Infrastructure), que é apenas uma das técnicas disponíveis para gerar documentosdigitais com validade legal, outros métodos de assinatura digital estão em uso e a tecnologia continua evoluindo e apresentando alternativas à PKI.
Em criptografia, a assinatura ou firma digital é ummétodo de autenticação de informação digital tipicamente tratada como análoga à assinatura física em papel. Embora existam analogias, existem diferenças importantes. O termo assinatura eletrônica, porvezes confundido, tem um significado diferente: refere-se a qualquer mecanismo, não necessariamente criptográfico, para identificar o remetente de uma mensagem eletrônica. A legislação pode validartais assinaturas eletrônicas como endereços Telex e cabo, bem como a transmissão por fax de assinaturas manuscritas em papel.
Segurança de rede consiste na provisão e políticas adotadas peloadministrador de rede para prevenir e monitorar o acesso não autorizado, uso incorreto, modificação ou negação da rede de computadores e dos seus recursos associados. Segurança de rede envolve a autorização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!