criptogramos

871 palavras 4 páginas
1. QUAL a importância ecológica das algas?
As algas são a maior fonte de oxigênio do planeta, pois durante o dia realizam fotossíntese liberando oxigênio, e à noite consomem o oxigênio dissolvido na água.

2. COMO são as algas com relação a:

a) número de células - Unicelulares e Pluricelulares.
b) forma de nutrição - autótrofas - fotossintetizantes

3. CITE as características básicas das clorofíceas quanto à organização celular, corporal e ao ambiente onde vivem.
As clorofíceas podem ser unicelulares ou multicelulares, algumas com talos relativamente complexos. A maioria é aquática, com espécies marinhas ou de água doce. Existem também clorofíceas terrestres, que vivem em ambientes úmidos como barranco ou troncos de árvores nas florestas; certas espécies chegam a viver na superfície da neve.

4. CARACTERIZE sucintamente:

a) Feofíceas - São pluricelulares, com o corpo (talo) organizado num esboço de raiz, caule e folha, que são chamados, respectivamente, de rizóides, caulóides e filóides. Algumas algas chegam a apresentar talos imensos como as espécies dos gêneros Laminaria (70m), Sargassum (30m), Macrooystis (1 5m) etc. Os plastos são providos de clorofila e de um tipo de xantofila que lhes confere a cor pardacenta, chamada flicoxautina. O corpo é revestido por uma mucilagem chamada algina. Essa mucilagem é extraída das algas pardas e utilizada na fabricação de sorvetes, caramelos e cosméticos. Algumas espécies de algas são comestíveis. Vivem fixas no fundo (bentônicas), sendo a maioria das espécies marinhas e poucas de água doce. Algas pardas reproduzem-se sexuada e assexuadamente e muitas espécies apresentam alternância de gerações (metagênese). b) Rodofíceas - As algas Rodofíceas ou algas vermelhas são pluricelulares, principalmente marinhas, fixando-se no fundo (bentônicas). Existe apenas um gênero dessas algas na água doce. Os plastos possuem clorofila, mas o pigmento predominante é a ficoeritrina, ocorrendo também a ficocianina.

Relacionados

  • criptogramos
    742 palavras | 3 páginas
  • Classifica O Por Evolu O
    669 palavras | 3 páginas
  • botanica
    1298 palavras | 6 páginas
  • A técnica do romance
    288143 palavras | 1153 páginas