Criptografia

Páginas: 7 (1728 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014
Criptografia Clássica
Ver artigo principal: Criptografia

A criptografia é uma ciência de comunicação que visa tornar secretos os dados transferidos e é cada vez mais essencial dado o crescimento das redes de computadores e das quantidades de dados transferidos. Para que as comunicações sejam seguras, é necessário garantir que o destinatário seja o único a compreender a mensagem e para talutilizam-se chaves que permitem cifrar e decifrar a mensagem.

Existem dois modelos e criptografia baseados em chaves:

criptografia de chave secreta (ou criptografia simétrica): utiliza a mesma chave para cifrar e decifrar, por isso esta chave deve ser previamente conhecida por emissor e receptor.
criptografia de chave pública/privada (ou criptografia assimétrica): utiliza chavesdistintas para o emissor (chave pública) e o receptor (chave privada), com a característica de que não é possível derivar a chave privada a partir da chave pública.

Limitações da Criptografia Clássica

A principal limitação da criptografia simétrica está na distribuição das chaves, pois após sua geração elas têm de ser enviadas para o emissor e destinatário. No entanto, a mensagem com a chave sofreo mesmo perigo de ser interceptada e precisaria de um meio seguro para ser enviada.

Na década de 70, com o desenvolvimento de sistemas que utilizavam uma chave pública para cifrar e uma chave privada para decifrar o problema ficou semi-resolvido, visto que não seria mais necessária a distribuição de chaves. Esse sistema é baseado em operações matemáticas que são mais fáceis de serem computadasnum sentido que no outro. Infelizmente a segurança dos mesmos está apenas na limitação computacional, como a dificuldade de fatorização de números primos com muitos dígitos, os logaritmos discretos, entre outros.

Atualmente, o sistema mais comum (RSA) baseia-se na fatorização de números, porém com a constante evolução tecnológica e o desenvolvimento de computadores quânticos é possível que numfuturo próximo a fatorização de números primos de grandes dimensões seja processada muito mais rapidamente, tornando este método de criptografia pouco viável.
Diferença entre Criptografia e Computação Quântica
Ver artigo principal: Computação Quântica

O conceito de Criptografia Quântica, no entanto, não deve ser confundido com o de computação quântica. A Computação Quântica é uma área dafísica e engenharia em desenvolvimento que pretende projetar e construir um computador que, em teoria, teria uma capacidade de processamento muito superior ao dos computadores atuais por conseguirem realizar cálculos simultâneos.

Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica, tais como sobreposição e interferência. Teoricamente,computadores quânticos podem ser implementados e o mais desenvolvido atualmente trabalha com poucos qubits de informação. O principal ganho desses computadores é a possibilidade de resolver em tempo eficiente, alguns problemas que na computação clássica levariam tempo impraticável, como por exemplo: fatoração, busca de informação em bancos não ordenados, entre outros.
Distribuição de ChavesQuânticas

Para compreender este Sistema de Distribuição de Chaves são necessários alguns conhecimentos de Mecânica Quântica. Esta ciência nos diz que as partículas não existem num estado quântico específico, mas sim em vários estados ao mesmo tempo, com diferentes probabilidades de estarem em cada um caso alguém as observe. O Princípio da Incerteza de Heisenberg garante-nos não ser possíveldeterminar em simultâneo todos os estados físicos de uma partícula sem interferir na mesma, alterando-a de forma inegável. A comunicação quântica envolve criptografar informação em estados quânticos, ou qubits, ao invés dos bits usados na comunicação clássica. Normalmente, fótons (português brasileiro) ou fotões (português europeu) são usados como qubits.

A criptografia quântica explora certas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criptografia
  • Criptografia
  • Criptografia
  • Criptografia
  • Criptografia
  • Criptografia
  • criptografia
  • Criptografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!