Crioterapia

Páginas: 3 (621 palavras) Publicado: 30 de março de 2013
Modos de Aplicação

A crioterapia pode ser aplicada de acordo com os seguintes métodos: bolsas de gelo; compressas de gelo; compressas de cubos de gelo artificial; compressas frias químicas;imersão em gelo; massagem com gelo; aparelhos de frio; sprays refrigerantes; bandagens com sprays refrigerantes.

Efeitos Fisiológicos

Efeitos Inflamatórios

A a crioterapia reduz o processoinflamatório agudo principalmente nos traumatismo agudo, sendo que a aplicação da crioterapia sobre a área lesada tem a ação antiinflamatória por diminuir o metabolismo além de se opor a vasodilataçãoinflamatória.

Efeitos Circulatórios

A crioterapia induz espasmos vasculares, que diminuem o calibre das arteriolas e aumentam a adesividade das células endoteliais diminuindo assim o fluxo sanguíneoadjacente e a permeabilidade vascular que fazem parte dos efeitos essenciais para instalação do processo inflamatório. A mudança da temperatura dos tecidos causa diminuição do metabolismo, das açõesquímicas das células e consequentemente da quantidade de oxigênio e de nutrientes. O decréscimo do fluxo através da lesão dos vasos limita o edema; há menor liberação de histamina e interrupção no processode evolução da rotura do capilar, o que normalmente ocorreria após a lesão. Há melhor drenagem linfática devida menor pressão no líquido extravascular.

Redução de Edema

A permeabilidade vascularé significantemente reduzida com a aplicação de frio, desta forma limitando a migração leucocitária. Sem a efetiva ação leucocitária no tecido lesado, o processo digestivo de detritos celulares e deoutros materiais é diminuído. Desta maneira ocorre a contenção do processo de liberação de proteínas livres, reduzindo assim os efeitos das mesmas sobre a pressão oncótica do tecido, modulando aformação de edema.

Diminuição do Metabolismo Tecidual

Um dos efeitos mais importantes do frio sobre o organismo é a diminuição metabólica tecidual, ocasionado pelo menor consumo de oxigênio por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crioterapia
  • A Crioterapia
  • CRIOTERAPIA
  • Crioterapia
  • crioterapia
  • Crioterapia
  • Crioterapia
  • Crioterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!