crinodea

512 palavras 3 páginas
Classe Crinoidea
Crinoides incluem aproximadamente 625 espécies de lírios-d0-mar, que podem ser penduculados ou apenduculados.Segundo evidencias fósseis , os crinóides já foram muito mais numerosos do que atualmente.Eles diferem de outros equinodermos por viverem presos ao substrato durante uma grande parte de suas vidas.Lrios-do-mar penducalados tem um corpo em forma de flor preso a extremidade de um pendúculo fixo ao substrato.Crinoides apenduculados apresentam braços multiramificados longos,e os adultos são de vida livre, embora possam permanecer no mesmo local por longos períodos.
Durante a metamorfose, crinóides apedunculados tornam-se séseis e penduculados,mas,ápos algums meses,destacam-se do substrato e tornam-se livres para deslocarem pelo mei.Muitos crinóides penduculados vivem em águas profundas,porem os apenduculados podem viver em águas rasas,especialmente nas regiões indo-pacifica e caribenha,onde os maiores números de espécies ocorrem.
Forma e Função
O disco corpóreo, ou cálice, é coberto por uma pele grossa e flexível (tégmen) que contém placas calcárias. A epiderme é muito pouca desenvolvida. Cinco braços flexíveis ramificam-se para formar muitos outros braços, cada um com muitas pínulas laterais arranjadas como barbelas de uma pene de ave. Cálice e braços formam uma coroa. Formas sésseis têm um penduculo articulado longo,ligado á superfície aboral do corpo. Esse pendúculo é composto de placas de aparência articulada e pode apresentar cerros. Madreporito,espinhos e pedicelarias estão ausentes. A superfície voltada para cima(oral) apresenta a boca, que se abre em um curto esôfago, a partir do qual o longo intestino com divertículos se continua em direção á superfície aboral por um certo comprimento e , então,faz uma volta completa para se abrir no anús,que pode estar na ponta de cone elevado.Os sulcos ambulacrários são abertos e ciliados,e servem para levar o alimento a boca.Pés ambulacrários simples e sem ventosas margeiam os sulcos

Relacionados