CRIMINOLOGIAAULACONCEITOOBJETOMTODOQUESTES 20150327125100

3568 palavras 15 páginas
Responder ao menos três questões – Pontuação para avaliação parcial.
QUESTÕES:
I. Leia atentamente o conceito de Criminologia e responda a seguinte pergunta: Por que a Criminologia é uma ciência interdisciplinar e não multidisciplinar?
II. Quais são os métodos da criminologia? Explique o que vem a ser empirismo.
III. Quais são os objetos da criminologia?
IV. No que diz respeito ao Controle Social, diferencie agentes formais de agentes informais.
V. A vitimologia surgiu na fase do redescobrimento? Explique!

1. Nascimento da Criminologia

Embora alguns estudiosos considerem o trabalho revolucionário de CesareBonesanaem 1764 – Dos delitos e das penas – como o nascimento da Criminologia, academicamente para a grande maioria dos doutrinadores, a certidão de nascimento da Criminologia se confunde com o dia 15 de abril de 1876 na cidade de Milão, quando foi publicada por Cesar Lombroso, a obra “L´uomo delinquente”, cuja tese principal era a do delinqüente nato. Isso ocorre devido à divisão dos conceitos das duas escolas – Pré cientifica e científica – cuja diferença principal é a passagem da especulação e dedução para a observação e análise do fenômeno criminal, para somente depois deste processo induzir e estabelecer regras preventivas de criminalidade.

A linha divisória entre as duas escolas foi dada pela Estatística Moral ou Escola Cartográfica, fundada por Garry- um advogado francês - e Quetelet - matemático belga, precursores do positivismo sociológico e do método estatístico, os quais descobriram através do mapeamento (cartografia) que o registro anual de crimes em um país, permanece constante ao longo do tempo sendo um fenômeno coletivo, constante e regular regido por leis naturais como qualquer outro fator na natureza (natalidade, chuvas, etc.) exigindo uma análise quantitativa para serem identificados.

Isso representa uma inevitável ponte de ligação (um elo) entre a Criminologia Tradicional (Clássica) e a Criminologia Moderna (Positiva)

2. Conceito

Relacionados