Criminologia

Páginas: 9 (2115 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
1. De que forma o crime é abordado pelo Direito Penal? E pela Criminologia? Quais são as principais diferenças entre estas abordagens?
De acordo com a doutrina, o crime é abordado pelo Direito Penal, com a função de selecionar os comportamentos humanos mais gravos e perniciosos à coletividade capazes de colocar em risco valores fundamentais para a convivência social, e descrevê-los comoinfrações penais. Já a Criminologia é uma ciência que tem como objetivo mostrar os fatores que contribuem para o fenômeno criminal, ou seja, fatos exógenos e endógenos que dizem respeito a psique humana aos motivos internos do indivíduo, o meio externo e o meio social. Para a Criminologia o crime e um fato social que pode ser analisado de vários ângulos, por meios e técnicas.

2. Para aCriminologia, quais são as características do crime?
Precisam de alguns critérios necessários para que se reconheçan nos fatos (condições para serem compreendidas coletivamente como crimes, o prieiro ponto é que tal fato tenha uma incidência massiva na população, o segundo que haja incidência aflitiva de fato praticado, o terceiro elemento é que haja persistência espaço-temporal do fato que se imputa dedelituoso, por fim o quarto elemento é que se tenha um inequívoco converso a respeito de sua etiologia e de quais técnicas de intervenção seriam mais eficazes para o seu combate.


3. Na visão criminiológica, quem é o criminoso?
O criminoso é o ser humano (agente ou sujeito) que pratica infrações penais (crimes) devido as circunstâncias psicológicas, sociais, e outros fatos, que devem serconsiderados para a definição de políticas criminais para o desenvolvimento de um conteúdo social.
4. Porque o controle social é importante para a Criminologia?
É importante pois o controle social visa submeter o indivíduo aos módulos e normas comunitários, mostrando aos indivíduos o que é certo e errado, tentando assim evitar crimes. Temos o controle social informal e formal, o informal consiste nocontrole social escola, família, profissão e etc. Quando o controle social informal falha, vem a vez do formal, que pune a ação do indivíduo.
5. Qual é a principal função da Criminologia?
É saber como é a realidade, para explicá-la e compreender o problema criminal bem como transformá-la.
6. A criminologia moderna sustenta que o direito penal é ineficaz para lidar com o crime. Você concorda?Por quê? Em minha opinião, realmente concordo pois, o direito penal nada mais é do que o ramo do direito público que reprimi os delitos, fazendo assim, que a sociedade pense que o criminoso não terá a devida penalidade e que sairá ileso pelo o que quer que tenha feito. E isso significa o contrário do que o direito penal deveria representar (preservar a sociedade e proporcionar seudesenvolvimento).

7. Na antiguidade, qual era a explicação para o crime e o criminoso? A primeira perspectiva era a dos chamados clássicos, como Rousseau, que entenda que o criminoso era um pecador que optou pelo mal. Assim, se criou o pacto social, por meio desse, as pessoas abriram mão de parcela de sua liberdade e adotaram uma convenção que deveria ser obedecida por todos. Caso uma pessoa quebrasse opacto, deveria ser punido de maneira proporcional ao crime cometido, e ao mal causado à comunidade. Para os positivista, o infrator era um prisioneiro de sua própria patologia, ou de processo causais alheios, era ele um escravo de sua carga hereditária. Garoplo tentou criar um conceito material de crime, criou um conceito de "delito natural" como "uma lesão daquela parte do sentido moral, que consistenos sentimentos altruístas fundamentais segundo o padrão médio em que se encontram as raças humanos superiores, cuja medida é necessária para adaptação do indivíduo à sociedade"
8. Qual foi o primeiro autor a relacionar a pobreza e a desorganização social com a criminalidade? Foi o autor Garofalo, que tentou criar um conceito material de crime, que criou um conceito de "delito natural" como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criminologia
  • Criminologia
  • Criminologia
  • Criminologia
  • Criminologia
  • criminologia
  • Criminologia
  • CRIMINOLOGIA

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!