criminologia

Páginas: 4 (787 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Criminologia 1

Escola positivista
Estudar criminologia significa em ultimo caso, estudar as escolar da criminologia. E a primeira escola que estudaremos e a escola Positivista.
A escolapositivista teve como seus principais expoentes Cesare Lombroso (1835-1909), Rafaelle Garofalo (1851-1934) e Enrico Ferri (185seis-1929).
A escola positivista da criminologia partia de uma pergunta que emum primeiro momento pode se afigurar uma pergunta aparentemente ingênua, uma pergunta que todos nos já tenhamos nos feito que e a seguinte: “Porque certas pessoas praticam crimes e outras não?”. Estae a pergunta onde gravita todo o saber criminológico da escola positivista. Ocorre que por trás desta pergunta aparentemente ingênua, se faz toda uma carga semântica, um conteúdo oculto. Porque se eume pergunto o porque certas pessoas praticam crimes e outras não, eu estou partindo do pressuposto que o crime se submete a uma regra de causalidade, em ultima analise significaria que o fundamento dacriminologia seria buscar a causa do crime. Sendo assim, o crime seria portanto consequências de certas causas, e portanto o crime estaria submetido as regras de causalidade física e mecânica queregem o universo. O crime portanto e uma realidade ontológica. Os criminologos positivistas acreditavam piamente nisso, que o crime seria uma realidade ontológica submetida a essa causalidade mecânica.Isso significa que o crime se materializa na concretude de um dado solido, ele pode ser apontado, ele pode ser investigado como se ele fosse um edifício, como se ele fosse um determinado objetosensível aos sentidos humanos. Os criminologos positivistas procuram recortar o crime, perscrutar o crime, procuram dissecar o crime tanto como fazem a uma realidade cromossômica. Eles acreditavam que ocrime e uma patologia incrustada na anatomia do individuo, o criminoso seria um portador de uma deformidade anatômica. Lombroso parte de um paradigma etiológico e faz com que os criminosos sejam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criminologia
  • Criminologia
  • Criminologia
  • Criminologia
  • Criminologia
  • criminologia
  • Criminologia
  • CRIMINOLOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!