Criminologia escola clássica e escola positiva

Páginas: 3 (568 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2012
FACULDADE DE DIREITO SANTO AGOSTINHO
CRIMINOLOGIA
2º PERÍODO MATUTINO
Prof.ª Msc. Janaína
Acadêmico:

Escola Clássica e Escola Positiva

Montes Claros-MG
Setembro 2011

Escola ClássicaA Escola Clássica fincou os fundamentos ideológicos que fizeram vingar, até os dias modernos, as bases do Direito Penal, inclusive fazendo constar na Declaração dos Direitos do Homem osprincípios da humanidade e solidariedade com que ele entendia que as penas deveriam ser ministradas. Cesare Beccaria defendia que o juiz deveria se ater à aplicação da pena prevista na lei, diz-se que ele nãodeve ser mais do que a boca que pronuncia a lei. É a expressão da lei, usando o método apriorístico, metafísico, dedutivo ou lógico abstrato.
Para ele, o delito é uma entidade jurídica quedeve estar contida na lei promulgada, tornada pública para que todos sintam ameaça da pena proporcionalmente retributiva, também contida na lei. Desencadeada, a pena, é retributiva, aflitiva,intimidativa e expiatória. A pena tem que ser proporcional ao crime. A gravidade dos elementos, material e moral, é que determina a proporção da pena.
O delinquente é um ser indiferente na sociedadeigual a qualquer ser humano, não havendo falar-se em diferença de caráter. Não há falar-se em fatores criminógenos. O homem não é impelido ao crime por fatores de ordem física, ambiental, biológica ouaté mesmo da sociedade. Falando-se em arbítrio, o homem é dotado de livre arbítrio, isto é, dotado de inteligência e consciência livres e em condições de discernir e escolher o bem ou o mal. Se setorna criminoso é porque quer. Se prática o crime, é porque quer. O livre arbítrio deriva a responsabilidade penal que tem como fundamento a responsabilidade moral que advém da imputabilidade moral. Adoutrina clássica se preocupa com a legalidade e a justiça, principalmente a penal.
Em relação ao juiz, diz-se que ele não deve ser mais do que a boca que pronuncia a lei. É a expressão da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola classica e escola positiva
  • Trabalho Escola Classica E Escola Positiva
  • Diferença entre a Escola Clássica e a Escola Positiva
  • Escola Clássica X Escola Positiva
  • RESUMO
  • Questões de criminologia
  • A escola de criminologia
  • Criminologia Esquema Escolas Da Criminologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!