Crib Wall Com Bermalonga Em Eros O Pluvial

364 palavras 2 páginas
Crib Wall com
Bermalonga em
Erosão Pluvial

Introdução
A revitalização de cursos d'água inclui, obrigatoriamente, a recuperação e a proteção das margens para a posterior implantação da mata ciliar. Existem inúmeros trabalhos de sucesso utilizando técnicas que empregam madeira, estacas vivas, fibras vegetais, vegetação, utilizados na proteção direta das margens do curso d'água.
No Brasil, esses trabalhos, apesar de estarem apenas iniciando-se, já apresentam eficiência e baixos custos em comparação com os métodos tradicionalmente empregados na engenharia.

Metodologia
A metodologia utilizada é o processo de Crib-Wall, utilizando madeira de eucalipto, que forma um travamento desde o nível mínimo de água até o nível máximo, com a inclinação desejada.
As peças são dispostas nos sentidos sub-horizontal e longitudinal em relação ao curso d'água, e são aplicadas tantas camadas quanto necessárias, até atingir o nível máximo d'água.

Entre as camadas deve ser aplicado solo compactado, que pode ser da margem ou sedimento oriundo do desassoreamento do curso d'água. Como paramento externo, devem ser utilizados retentores de sedimentos tipo Bermalonga® D40 ou pedras, para impedir a fuga de solo e auxiliar o desenvolvimento da vegetação.

Entre duas camadas de Crib-Wall poderão ser aplicadas estacas vivas de galhos de árvores com diâmetro de 2 a
3 cm e comprimento de 1,0 a 1,5 m, provenientes do próprio local, das margens do curso d'água.
O plantio é feito dispondo as estacas paralelamente umas às outras no sentido sub-horizontal, poderão ser utilizadas de acordo com a recomendação técnica ou exigência do órgão ambiental outras plantas e sementes. Resultados


Benefícios:



Baixo custo (caso a região onde os serviços forem executados possua disponibilidade de madeira de reflorestamento); 

Resultado promissores em trabalhos realizados há três anos, após grandes pluviosidades, esse método não apresentou erosões, fuga de solo confinado e favoreceu o desenvolvimento da

Relacionados

  • Encostas e Taludes
    37121 palavras | 149 páginas