Criaçõa de células tronco

691 palavras 3 páginas
Criação de células-tronco para transplante avança
As células-tronco são células primitivas que, à medida que crescem, diferenciam-se, dando origem a várias células especializadas, que formam diferentes órgãos
Richard Ingham

Cientistas anunciaram na semana passada ter conseguido uma forma simples de fazer as células animais voltarem a um estado jovem e neutro, um feito enaltecido como um avanço revolucionário na busca por desenvolver tecidos para transplantes em laboratório.

A pesquisa, publicada na revista Nature, pode ser o terceiro grande avanço das células-tronco, um campo futurístico que visa reverter doenças letais ou incapacitantes, como o mal de Alzheimer, o câncer e outras.

O avanço mais recente veio do Japão, assim como seu antecessor, que rendeu ao seu inventor um Prêmio Nobel.

Depois que superar obstáculos de segurança, a nova abordagem poderá derrubar os custos e as barreiras técnicas na pesquisa sobre células-tronco, afirmaram comentaristas independentes.

Conforme o professor de Medicina Regenerativa Chris Mason, da University College de Londres, se funcionar no homem, essa pode ser a virada de jogo que acabará por disponibilizar um amplo espectro de terapias usando as próprias células do paciente como material inicial. Para ele, a era da medicina personalizada chegou.

As células-tronco são células primitivas que, à medida que crescem, diferenciam-se, dando origem a várias células especializadas, que formam diferentes órgãos, tais como o cérebro, o coração, o rim e assim por diante. A meta é criar células-tronco em laboratório e estimulá-las a desenvolver células diferenciadas que serviriam para criar órgãos de reposição danificados por doenças, ou acidentes. Um dos obstáculos, no entanto, é assegurar que essas células transplantadas não sejam atacadas como um invasor pelo sistema imunológico do corpo. Para conseguirem isto, as células-tronco teriam de carregar o código genético próprio do paciente, de forma a que seu

Relacionados