CRIAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE PERFIL EMPREENDEDOR EM MEIO ACADÊMICO

1479 palavras 6 páginas
1. INTRODUÇÃO

A evolução das sociedades sempre esteve intimamente aliada com técnicas empreendedoras do ser humano, motivando a formação de inovações que transformaram culturas, principalmente mudanças na estrutura geral dos aspectos sociais. Com o mundo atual em frequentes e rápidas mudanças, torna-se necessário evoluir os métodos para um perfil empreendedor muito mais dinâmico, capaz de mostrar e adaptar as pessoas para diversas novidades inseridas de forma veloz em suas vidas. Desta forma, a busca por indivíduos que possuem características diferenciadas nos últimos tempos, tornou-se algo comum e até indispensável para o destino da economia dos países, já que é notório o crescimento regional com os micro, pequenos e grandes negócios que surgem impulsionados por pessoas com perfil empreendedor.
As universidades são locais onde há uma grande concentração de pessoas que buscam o crescimento pessoal, possuindo a vontade de descobrir e aprimorar seus verdadeiros dons, portanto, existe uma facilidade maior para descobrir características de um futuro empreendedor no meio acadêmico.
Este trabalho tem por objetivo mostrar como descobrir um perfil empreendedor em meio acadêmico com novos instrumentos de pesquisa, relatando quais são as principais características de um empreendedor e, após desvendar, como as universidades procuram aprimorar esses talentos para o futuro.

2. EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo é um tema estudado a muito tempo e não se sabe ao certo quando ele surgiu. Entretanto, pode-se indagar que ele existe desde o início da humanidade, quando os característicos empreendedores atuavam em tarefas que necessitavam de coletividade.
Segundo Chiavenato (2007), o empreendedorismo tem sua origem na reflexão de pensadores econômicos do século XVIII e XIX, conhecidos defensores do laissaz-faire ou liberalismo econômico. Esses pensadores econômicos defendiam que a ação da economia era refletida pelas forças livres do mercado e da

Relacionados

  • Estratégia de empresa
    70598 palavras | 283 páginas