Criação da Otan ,proclamação da república ,criação do pacto de Varsóvia ,Lançamento do satélite Sputnik ,construção do muro de Berlim ,fim da crise dos mísses de cuba ,Pouso da missão espacial Apolo

1757 palavras 8 páginas
Jornal da Estudante As notícias do jornal serão: Criação da Otan ,proclamação da república ,criação do pacto de Varsóvia ,Lançamento do satélite Sputnik ,construção do muro de Berlim ,fim da crise dos mísses de cuba ,Pouso da missão espacial Apolo.

Criação da Otan
No dia 4 de abril de 1949, foi assinado o acordo que criava a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).Os países que integram a OTAN atualmente são: Alemanha Ocidental, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Países Baixos, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Turquia, Hungria, Polônia, República Checa, Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e a Eslovênia.

A aliança militar ocidental previa a cooperação na área de segurança e concedia garantias mútuas de não-agressão.

Na cerimônia de assinatura da criação da Otan, o então presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, ressaltou tratar-se do primeiro passo para garantir a paz e a segurança na comunidade das nações. O acordo previa a ajuda mútua no caso de uma agressão por terceiros. Aliás, a agressão contra qualquer um valia como ataque a todos os demais.

Um dos objetivos da organização foi coletivizar a defesa, para que não se tornasse assunto nacional e sim de interesse regional. A aliança militar, entretanto, não se restringiria a assuntos bélicos. Previa, também a cooperação nas áreas econômica e cultural, englobando os projetos de "peace keeping" e "peace support", para garantir a paz duradoura.

Proclamação da República
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório,que instaurou a forma republicana federativapresidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucionalparlamentarista do Império do Brasil e, por

Relacionados