criatividade vygostky

Páginas: 5 (1228 palavras) Publicado: 25 de abril de 2015
O artigo abordada as visões de Vygotsky sobre a criatividade. Uma perspectiva inovadora voltada para a corrente histórico-cultural. Nessa nova visão a compreensão da criatividade não fica limitada no valor do produto criativo, ela transcende, mas esta ligada ao processo de criação de novidade. A criatividade é vista como um processo de inovação, de produção de uma novidade. Caracterizando assimas formas mais complexas da subjetividade humana.
Focando na ideia de criatividade e criador utilizada por Vygostky como foco para o estudo, é possível perceber 3 formas distintas de ver a criatividade, segundo a autora.
A primeira seria a criatividade como uma produção de novidade. Nesse a atividade criadora é definida pela novidade, sendo o critério único para conceber algo criativo. Sendoassim, qualquer produto da atividade humana que crie algo novo, seja exterior ou mesmo uma organização de pensamento ou sentimento, é produto dessa atividade criadora. Podemos perceber que segundo a essa visão a atividade criadora é um processo comum humano, consubstancial à nossa atividade.
A segunda é ligada a capacidade humana de gerar produtos culturais significativos. Essa seria o que osautores chamam de criatividade com maiúscula, ou criatividade H. Nesse caso, a criatividade é uma produção de novidade que tem um forte impacto em determinado campo e é amplamente reconhecida pelo o que significa socialmente. Uma produção cultural que é significativa e consequentemente vital para desenvolvimento humano.
A terceira, a criatividade como capacidade de produção de novidade e valor na vidacotidiana. Essa chamada de criatividade com minúscula ou criatividade P. Ela se define pela sua significação social, igual à primeira, mas essa age em um plano reduzido. Tem um significado social importante, mas é mais restrita, por exemplo, é significativa para professores, pais, terapeutas.
Tratando de criatividade é possível focar em 3 obras centrais de Vygostky, todas relacionadas aimaginação, pois a criatividade tem um lugar central na atividade criadora. Entretanto a autora retifica que é necessário não se restringir a essas e sim fazer uma analise crítica das diferentes ideias em seus escritos.
Focando nesses textos ele expões como suas principais teses: a imaginação se desenvolve no ato de brincar na infância; a imaginação é uma função mental superior e, por isso, pode serdirecionada pelo pensamento; no período da adolescência, a imaginação criativa se caracteriza pela colaboração da imaginação e do pensamento conceitual; por fim, a colaboração entre imaginação e pensamento conceitual nas atividades artísticas e científicas, quando o individuo vira adulto.
Partindo dessas teses podemos perceber a ideia abosrdada no texto onde o desenvolvimento ontogenético dacriatividade é muito importante na visão do autor. Vygostky vê um desenvolvimento qualitativo na imaginação através de jogos simbólicos. Caso relacionemos essa ideia com a de atividade criadora, notamos que a um desenvolvimento da criatividade infantil até a adulta.
Diante disso, a criatividade infantil é vista como menos rica que a adulta. Essa ideia é embasada pela segunda e terceira visões decriatividade de Vygostky, onde o produto criativo tem valor no meio social, por causa de sua significação. Notamos que em ambos o caso existe a criação de algo novo, mas para podermos definir o nível de criatividade só seria possível quando relacionada ao valor da atividade criadora.
O texto expõe também outras ideias do autor fundamentais para uma compreensão alternativa da criatividade na perspectivahistórico-cultural. Como a unidade do cognitivo e do afetivo na atividade criadora, Vygostky expõe a importância da afetividade na atividade criadora. Ele nos mostra que os sentimentos influem na imaginação e a imaginação influi nos sentimentos. Na atividade criadora os dois são fundamentais no criar, sendo assim, ideia e sentimento movem igualmente a criação do homem. Vygostky enfatiza ainda as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vygostky
  • Vygostky
  • Vygostky
  • Vygostky
  • Vygostky
  • Vygostky
  • Vygostky
  • Vygostky

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!