Criatividade: visões do behaviorismo e da psicologia da gestalt

Páginas: 7 (1708 palavras) Publicado: 24 de maio de 2011
Criatividade: Visões do Behaviorismo e da Psicologia da Gestalt

Junho/ 2007
Introdução

É notável que a criatividade é um campo de estudo da Psicologia ainda muito pouco explorado, apesar de se fazer presente nas investigações da Psicologia, enquanto conceito ela ainda se encontra muito obscurecida. Este fato é instigante, na medida em que a criatividade semostra relevante, tanto no nível social quanto no nível individual. No nível social, a criatividade pode levar a novas descobertas científicas, invenções, movimentos artísticos, dentre outras manifestações de alcance coletivo e em escala individual, a criatividade é relevante na solução de problemas no cotidiano e no trabalho.
Por muito tempo, a criatividade traria em si toda uma cargamística; a pessoa criativa era vista como um recipiente vazio, onde o divino iria encher de inspiração e assim novas coisas, objetos, músicas, artes iriam “nascer”. Esta visão mística do estudo da criatividade provavelmente fez com que os cientistas deste campo não conseguissem respaldo. Um outro problema significativo para o estudo da criatividade é a dificuldade de definição e observação desteconceito.
Em virtude disto, o estudo da inteligência acaba ganhando mais atenção e a criatividade acaba por ficar atrelada e até mesmo subordinada à inteligência, raramente sendo o enfoque principal do estudo. O estudo psicológico da criatividade tem como marca também a escassa produção de artigos empíricos, sendo na maior parte das vezes teórica ou de revisão de literatura.
Traçado estepanorama, colocamos como objetivo do presente artigo a investigação da criatividade e de sua relação com a solução de problemas. Para tal, nos basearemos nas abordagens gestaltista e comportamental da criatividade, estabelecendo relações e comparações entre as duas.

Metodologia
Com base na leitura do artigo “A criatividade sob o enfoque da análise do comportamento” de João Ilo CoelhoBarbosa (anexo I), fez-se uma revisão bibliográfica acerca do tema da criatividade e das concepções comportamentalista e gestaltista do mesmo. Para tal, foram consultados livros e artigos pertinentes à temática explorada.

Definição de criatividade
Quando se pensa sobre criatividade sob o vértice psicológico, é muito difícil estabelecer uma única definição deste conceito. São tão vastas aspossibilidades de definição quantas são as abordagens da Psicologia.
Com base nisso, pode-se destacar como a criatividade é vista em algumas abordagens, apesar destas não apresentarem nenhuma definição clara deste constructo. Como será tratado mais adiante, o Gestaltismo e o Behaviorismo ilustram bem esta situação; nos estudos da Psicologia da Gestalt é possível entender a criatividade apartir do conceito de Insight e no Behaviorismo aponta-se que a resposta criativa encontrada na resolução de problemas e no comportamento verbal é produto dos mesmos processos de determinação que explicam outras classes de respostas operantes, e que contingências que promovem a variabilidade comportamental têm papel fundamental para sua ocorrência.

Behaviorismo e Criatividade
Osbehavioristas costumam referir-se ao “comportamento criativo” em substituição ao termo criatividade e considera que a investigação do comportamento criativo demanda uma análise da interação entre o indivíduo e seu ambiente. Skinner discute o comportamento criativo a partir de três temas diferentes: na resolução de problemas, no comportamento verbal e o ensino do comportamento criativo.
•Resolução de problemas
A resolução de problemas é tida como qualquer comportamento de manipulação de variáveis que aumenta a probabilidade do aparecimento de uma resposta que produza reforçamento numa situação em que falta uma resposta capaz de produzir alguma condição que será reforçadora.
Como as variáveis ambientais responsáveis pela emissão de uma resposta nunca são exatamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia e Gestalt/Behaviorismo
  • psicologia- behaviorismo, psicanalise e gestalt
  • Psicologia e Psicanálise: Gestalt, Behaviorismo e Freud.
  • Trabalho de Psicologia sobre Behaviorismo e Gestalt
  • História da Psicologia
  • psicologia: gestalt psicanálise behaviorismo sócio historica
  • A Psicologia da Gestalt e sua crítica ao Behaviorismo: Skinner teria uma solução?
  • Behaviorismo e gestalt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!