Criatividade versus regulamentação da 3m

Páginas: 3 (623 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
1- De que forma a inovação encaixa-se nos planos do novo presidente para a empresa?

O novo presidente da 3M, McNerney, usou como inovação a definição de padrões uniformes dedesempenho, definindo limites de gastos nos setores de pesquisa e desenvolvimento.
Assim, planejou o aumento da eficiência nos processos de criação e lançamento dos produtos.


2- Em suaopinião, qual modelo de organização o novo presidente encontrou ao chegar na 3M? Qual o modelo de organização o novo presidente estava pretendendo implantar? Até que ponto esse modelo era adequado parao tipo de ambiente em que a 3M atua?

Chegando à 3M, McNerney encontrou uma organização do tipo orgânico, onde os gastos eram descontrolados, tanto na área de recursos humanos quanto na área depesquisas e compra de insumos.
Suas intenções eram de implantar um sistema mais mecanicista, negociando compras globais, baixando assim o custo dos materiais de consumo, cortando gasto excessivo compessoal, com a demissão de mais de 6 mil pessoas. Também impôs limites nos gastos com pesquisas, e passou a gerir processos de forma mais econômica.
Esse novo modelo ameaçou sufocar a criatividade daempresa, marca registrada da 3M. Foi preciso coragem, braço forte e liderança da parte de McNerney, para superar os obstáculos impostos pelas condições que o antigo modelo deixou.

3-Gastar o dinheiro dedicado à inovação “nem sempre com sabedoria” pode ser o resultado de algum tipo de disfunção organizacional? Identifique a disfunção, se for o caso, ou indique outrapossibilidade.

O que percebi, neste caso, foi uma falta de planejamento e controle sobre os gastos com pesquisas, onde os pesquisadores tinham grande verba disponível, bem como liberdade para usarem essaverba indiscriminadamente. Gerir esses recursos é função da organização. Logo, percebemos uma disfunção organizacional, pela falta de burocracia percebida nos modelos organizacionais orgânicos.


4-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CRIATIVIDADE VERSUS REGULAMENTAÇÃO NA 3M
  • Estudo de caso: criatividade versus regulamentação na 3m
  • Completo estudo de caso: criatividade versus regulamentação na 3m
  • Estudo de caso: criatividade versus regulamentação na 3m
  • esdudo de caso
  • Criatividade X Regulamentação
  • Estudo de Caso X Regulamentação na 3M
  • Na 3m

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!