Criatividade Cultural

Páginas: 16 (3883 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Ribeiro, Darcy. Criatividade Cultural. O povo brasileiro, a formação e o sentido do Brasil.  São Paulo, Companhia das Letras, 1995 (p. 133-139).
A Antropologia tem assumido um papel de defesa irrestrita e incondicional dos povos, uma postura de defesa e preservação de acervos culturais que tem se encontrado ameaçados. Ela apresenta-se hoje como uma das ciências mais engajadas na defesa dodireito das minorias e da construção de condições de preservação de acervos culturais particulares. Porém, essa vinculação da Antropologia com os diretos humanos nem sempre foi assim.
Na sua origem, a antropologia estabeleceu uma relação próxima, e por vezes perversa, de legitimação do empreendimento colonial europeu. A antropologia funcionava como uma ciência que conferia legitimidade às ações e àspráticas do empreendimento colonial europeu, sobretudo no que diz respeito aos seus contatos interculturais.
A antropologia dava legitimidade a um processo de ocupação politica, de expropriação econômica e a um processo de marginalização cultural. Nessa época, a antropologia utilizou-se de um modelo teórico para interpretação das sociedades, chamado de Darwinismo Social, que tem como principalteórico o filósofo inglês Spencer. De acordo com esse pensamento, existiriam características biológicas e sociais que determinariam que uma pessoa é superior à outra e que as pessoas que se enquadrassem nesses critérios seriam as mais aptas, sobrevivera o que desenvolver melhor seus meios, suas forças adaptativas como em uma evolução natural.
A aplicação desse modelo teórico de interpretação dassociedades teve como efeito o surgimento de um eurocentrismo (tudo girava ao redor da Europa, todos os parâmetros eram os europeus e aquilo que não estivesse em consonância com estes deveriam ser levados a uma doutrinação evolutiva), que afirmou assim, a superioridade da civilização ocidental sobre as outras culturas que se encontravam em níveis inferiores de desenvolvimento, devendo assim, serem“ajudadas” pela cultura europeia de forma a se estabelecer o seu desenvolvimento.
Os europeus se transformaram em referências de desenvolvimento universal ao qual estariam subordinadas todas as outras sociedades, isso deu margem a um conjunto de práticas, transformando violência em civilização, dessa forma quem se beneficiaria seria o próprio dominado, pois seria levado a ele a civilização, odesenvolvimento.
Segundo essa teoria a sociedade industrial europeia branca representava o ápice de desenvolvimento a que a humanidade poderia alcançar. Todas as outras culturas seriam interpretadas à luz da cultura europeia, produzindo assim uma marginalização através de um processo etnocêntrico. Permitiu-se, dessa forma, a dominação de determinadas sociedades por outras. As dominadoras tinham comolegitimação o fato de que a presença destas permitiria aos dominados uma atualização civilizatória tornando-os humanos no sentido literal da palavra. Assim, a antropologia, no seu início legitimou relações de violência das mais cruéis existentes ao longo da primeira metade do século XX.
A aliança entre a antropologia e as forças produtivas do capital se desvirtuou com a ocorrência de doisacontecimentos.
O primeiro acontecimento foi a 2ª Guerra Mundial, que foi propagada também através de um discurso racista que indicava uma suposta superioridade de uma raça sobre outra. Através dessa superioridade se dava a legitimidade do genocídio, como no movimento nazista. O fato deste acontecimento ter ocorrido dentro da própria Europa, contra populações europeias, fez com que o discurso racistaperdesse o significado. A realidade dos campos de concentração fez com que os europeus passassem a enxergar de uma maneira diferente. Pois, essa teoria de dominação e superioridade racial foi colocada em funcionamento contra a própria população europeia, gerando assim uma guerra mundial. Logo após, veio a Declaração dos Direitos Humanos, que ocorreu com o intuito de não permitir mais que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criatividade
  • Criatividade
  • Criatividade
  • CRIATIVIDADE
  • Criatividade
  • Criatividade
  • criatividade
  • Criatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!