Crianças escravas de 1830 a1855

3626 palavras 15 páginas
PROPRIETÁRIO DE CRIANÇAS ESCRAVAS * * Eram senhores donos de propriedades que eram negociante, boticários barbeiros, capitães, tenentes_ coronéis, mestre de arsenal de marinho, proprietário de engenhos, de pequeno fábrica de velas e de alambique. Eles estavam estabelecidos na maioria no comercio de fazendas, alguns negociavam com louças, vidros e molhados, madeira, trapiches, ou então alguns produtos da ÁFRICA como marfim ou azeite. * E quanto aos imobiliários dessas famílias de modo geral não variava muito. Era de madeira nobre como jacarandá ou de vinhático e eram cadeiras, sofás, bancos, mesas, cama, toucando,guarda lousa, nicho e nos da família abastados eram a mesma porem em quantidade maior e sempre acompanhado de objeto de prata, castiçais, utensílios domésticos, coroa de santo, muita louça e objeto decorativo, lustre, cortinas de tecidos finos e piano.

* No entorno de Salvador encontram-se chácaras, roças, terrenos e até engenhos. A cidade não perdeu sua característica agrária, mantendo a proximidade com o núcleo urbano. * O TRABALHO ESCRAVO * no Brasil, o trabalho escravo, inicialmente era utilizado nas propriedades rurais expandiu-se para os centros urbanos, onde encontramos negociantes estabelecidos nos comércios de fazendas .
As crianças eram vista como adulto em miniatura. As famílias lutavam para conseguir a libertação das mesmas através do trabalho para a conquista da carta de alforria. * Em cada propriedade havia um feitor e vários escravos onde exerciam vários ofícios: pedreiros, carpinteiros, pedreiros, vendedores de galinhas, barbeiros e rendeiras. Os carregadores zanzam de um lado a outro, levando baús, barris, móveis e, claro, brancos carregador de cadeiras, serviços em geral, alguns carregavam dejetos humanos. Havia crianças que na idade de 3

Relacionados