Criando uma estação metereologica

Páginas: 11 (2508 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
UPIS: UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL
CURSO: ESTUDOS SOCIAIS – GEOGRAFIA 2º S
DISCIPLINA: Climatologia
PROFESSORA: Francis Priscila Vargas Hager

PROPOSTA DE ESTAÇÃO METEREOLOGICA DIDATICA

20/09/11

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho visa trabalhar o conteúdo de metrologia com alunos do ensino fundamental, buscando a participação dos mesmos e envolvimento com o assunto, visandouma maior fixação e compreensão desses equipamentos básicos. Estaremos trabalhando na construção de uma estação metrológica e sua importância, saindo de uma aula de teorética e expositiva e trazendo aos alunos uma aula pratica onde, possam expor suas criações através de material encontradas em seu dia-a-dia. Além de garantir um melhor aprendizado estaremos trabalhando com reciclagem despertandoneles uma consciência ecológica

SUMÁRIO

Introdução de Estação Metrológica 4

Partes de uma estação metrológica 5

Construindo um Barômetro 7

Construindo um Termômetro 8Construindo um Pluviômetro 9

Construindo um Anemômetro 10

Construindo um Evaporômetro 11

Construindo uma Biruta 12

Construindo um Higrômetro13

Conclusão 14

Referencias bibliográficas 15

INTRODUÇÃO

Estações metrológicas são locais de coletas de dados para se fazer uma analise de tempo e previsão através de técnicas. Para essa coletade dados são utilizados profissionais com vastos conhecimentos e um alto sistema tecnológico para garantir a qualidade e confiabilidade dessas informações que percorrem o mundo inteiro através dos pontos de estações distribuídas em diversos lugares.
Os dados meteorológicos podem ser obtidos mediante leituras ou registros contínuos, obtidos dos instrumentos (temperatura, pressão atmosférica,direção e velocidade dos ventos, brilho solar, etc); outros, porém, são identificados pelo próprio observador (a quantidade, altura e o tipo de nuvens, a visibilidade, etc.). Outros dados são estimulados ou derivados dos primeiros (a temperatura do ponto do orvalho, a pressão ao nível do mar, etc.).
As observações meteorológicas são efetuadas em locais tecnicamente escolhidos e preparados paraeste fim; que são os locais onde as estações estão instaladas.

INSTRUMENTOS METEREOLOGICOS

A aquisição de conhecimentos relativos ao tempo é um objetivo do ramo da ciência denominada meteorologia. Os fenômenos meteorológicos são estudados a partir das observações, experiências e métodos científicos de análise. A observação meteorológica é uma avaliação ou uma medida de um ou váriosparâmetros meteorológicos. As observações são sensoriais quando são adquiridas por um observador sem ajuda de instrumentos de medição, e instrumentais, em geral chamadas medições meteorológicas, quando são realizadas com instrumentos meteorológicos.
Portanto, os instrumentos meteorológicos são equipamentos utilizados para adquirir dados meteorológicos (termômetro/temperatura do ar, pressãoatmosférica/barômetro, higrômetro/umidade relativa do ar etc).
A reunião desses instrumentos em um mesmo local, é denominada estação meteorológica. E o conjunto dessas estações distribuídas por uma região, é denominado rede de estações meteorológicas.
Anemógrafo - Registra continuamente a direção (em graus) e a velocidade instantânea do vento (em m/s), a distância total (em km) percorrida pelo vento com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estação metereológica
  • estação metereologica
  • estaçao metereologica
  • Estação metereologica unimontes
  • ESTAÇÃO
  • estações metereologicas
  • estações metereológicas
  • Estação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!