crianca problema

Páginas: 4 (846 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
Crianca Problema

Este projeto pretende iniciar uma pesquisa com o intuito de investigar os sentidos da produção discursiva por meio da qual a educação infantil (re)produz o lugar institucional da“criança-problema”.
Sera um projeto de classificacao livre e indicada as criancas de 6 a 10 anos de idade.
As práticas concretas da educação infantil sinalizam um caráter normativo da açãopedagógica desenvolvida, indicando que a subjetividade que nelas se produz é crivada pela norma desenvolvimentista. Como conseqüência,  a criança que se distancia da norma, seja por excesso, seja por falta, éinterpretada como desigual e anômala.
A imagem fragmentada que a educação infantil construiu sobre o seu papel contribuiu para a fragilidade da identidade institucional da educação da primeirainfância realizada na esfera pública e permitiu que os seus objetivos se tornassem permeáveis aos objetivos de outras instituições, como os da família e do ensino fundamental, que têm influenciado nadefinição de seu papel educativo. Tal realidade tem dificultado à educação infantil pensar a  especificidade de sua ação educativa a partir da própria criança – ser concreto, histórico e capaz.
Análisesdemonstram como certas crianças criam estratégias sutis de resistência à normatização, desenhando singularidade na forma como nela se inserem e mostrando que esperam ser vistas com um olhar que asreconheça como alteridade e diferença.
As instituições de atendimento à primeira infância, buscam hoje superar a divisão entre momentos educacionais e de cuidado, em nome da globalidade da experiência dacriança; buscam firmar-se como espaço público diferente da família, complementar a ela mas não igual, assim como buscam também se firmar como um espaço educacional articulado ao ensino fundamental, porémdiferenciado deste e adequado às necessidades específicas da criança pequena.
Toda prática institucional se caracteriza, portanto, por um conjunto de relações especificas marcadas por um plano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Problemas Psicológicos das Crianças
  • problema de coluna em crianças
  • Crianças problema social e familia
  • Crianças com problemas de apredizagem
  • Resiliência em crianças com problemas de aprendizagem
  • Criança abandonada :um problema social ou politica
  • Crianças abandonadas: um problema social ou politico?
  • Desenvolvimento das crianças versus problemas psicológicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!