crianças surdas que usam a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

Páginas: 18 (4470 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
RESUMO


A linguagem é um dos aspectos que distingue o homem dos demais animais, e, na cultura social, a comunicação é fundamentalmente oralista, o que dificulta a comunicação entre ouvintes e não ouvintes. No conceito gerativista, a linguagem é a capacidade inata que todo falante-ouvinte possui para adquirir uma língua; partindo desse pressuposto acredita-se que surdos privados daexperiência lingüística de ouvir a voz humana, não podem transitar com facilidade em línguas orais-auditivas. O contato da criança surda com outras crianças surdas e adultos surdos é essencial para que exista um input lingüístico favorável à aquisição da língua, permitido por um meio em imersão em uma língua de sinais, o que não faz a aquisição da oralização um obstáculo, senão um facilitador que auxiliará,em parte, sua integração social e escolar. As Libras, língua natural dos surdos, vêm ganhando prestigio gradativamente perante a educação; apresenta estrutura própria, tornando-se uma língua materna como qualquer outra. A partir das comunidades surdas, portanto, é possível fazer uma reflexão da importância da linguagem ser considerada um processo dinâmico construído coletivamente, não uma simplesferramenta para comunicação, mas um processo que permeia o desenvolvimento do homem.



INTRODUÇÃO

De acordo a estudos realizados ao longo do tempo, o processo de aquisição da linguagem em crianças surdas é semelhante ao processo de aquisição em crianças ouvintes, ou seja, obedece o período de maturação da criança que vai internalizando a língua do mais simples ao mais complexo. Taispesquisas consideram crianças surdas de nascença, nascidos de pais também surdos, pois somente estas apresentam o input linguístico adequado à análise.

Mesmo sabendo que as línguas de sinais não são universais, cada país apresenta sua própria língua de sinais, cabe salientar que os sistemas linguísticos das mesmas apresentam-se independentes das línguas orais, sendo estes abstratos de regrasgramaticais e classificados como línguas de espaço-visuais; deste modo, qualquer criança que com acesso a língua proporcionada por pais surdos, desenvolverá uma linguagem sem nenhuma deficiência, visto que o fundamento da linguagem não está baseado no sinal, mas na função linguística que a serve. No Brasil, as pesquisas envolvem crianças surdas que usam a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

Assimcomo na aquisição da linguagem por ouvintes, a aquisição por crianças surdas é dividida em fases, sendo: A primeira fase, semelhante ao balbucio, onde a criança produz sequencia de gestos assemelhados fonologicamente aos sinais, porém, não reconhecidos como tais.

A segunda fase: Frase de uma palavra, onde a criança surda começa a “nomear” coisas, unindo o sinal ao objeto; a terceira fase;frase de duas palavras, na qual a criança surda começa a produzir frases de duas palavras, iniciando uma sintaxe, sem fazer uso, porém de flexões e concordância.

Todavia, estudos realizados com adultos surdos que adquiriram a língua de sinais em diferentes fases da vida, apresentaram resultados que sugerem que, realmente existe um período adequado para o aprendizado da língua. Ou seja, aaquisição da linguagem é muito mais eficiente quando realizada o mais precocemente possível.

Desta forma, o presente trabalho se propõe a esclarecer maiores aspectos sobre a aquisição da linguagem em crianças surdas e suas fases de desenvolvimento.





1.4 OBJETIVOS


1.4.1 Objetivo geral

Averiguar como a criança com deficiência auditiva adquire desde os primeiros anos de vida, aLIBRAS, junto com sua segunda língua, a Língua Portuguesa e analisar como tem ocorrido a inclusão desses alunos no meio educacional.


1.4.2 Objetivo especifico

Buscar conhecimentos teóricos, a respeito da aquisição da linguagem de surdos para que seja possível identificar,através língua de sinais, seus espaços, sua possibilidade de emergência de posições didáticas e suas percepções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
  • A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
  • Libras lingua brasileira de sinais
  • Língua brasileira de sinais
  • LIBRAS
  • Lingua brasileira de sinais-libras
  • Língua Brasileira de Sinais
  • Libras :Lingua Brasileiras de Sinais.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!