Crianças na terra do consumo

Páginas: 5 (1037 palavras) Publicado: 23 de maio de 2011
PUC-SP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Publicidade e Propaganda

Trabalho de Psicologia

Crianças na Terra do consumo

Darlan Haron Pereira Dionizio RA00037477

Crianças na Terra do consumo

O capítulo se inicia relatando um estudo realizado pela companhia DuPont que vem observando os hábitos de compra das donas de casa norte-americanas e segundo resultados da pesquisaas consumidoras americanas aparecem cada vez mais fazendo compras por impulso, porém esse fenômeno não ocorre apenas nos EUA segundo o autor, mas em todo o mundo.

Em setembro deste ano (2010) saiu no jornal eletrônico do O Globo um artigo que se referia ao consumo por impulso dos brasileiros, e segundo a matéria esse tipo de atitude movimenta cerca de R$ 13,8 bilhões por ano. E segundo aconsultoria da Nielsen esse valor representaria 7,4% de todo o faturamento brasileiro com varejo.

O maior problema dessa atitude não refletida é que, muitas vezes, quando o cliente se deixa levar pelo emocional e faz compras por impulso esquece de planejar as suas finanças e acabam errando em suas prioridades. E com isso, o que antes era um simples desejo pode vir a se tornar uma dividamais tarde, trazendo muita dor de cabeça.

Ao avaliar as causas desse hábito de consumo é possível perceber que esse acréscimo de compras de produtos supérfluos coincide com o desenvolvimento das lojas onde o cliente se serve sozinho. Pois quando o mesmo vai até um balcão onde o atendente o serve, ele se prepara para comprar algo e faz a compra do que necessita, mas ao ter a liberdade paraele mesmo escolher não há um processo anterior de preparo e muitas vezes a decisão do que comprar e de qual marca comprar é feita no próprio supermercado, prova disso é o fato de que muitas donas de casa ao ir nos supermercados não levam uma lista do que necessitam comprar, outro fator considerável é que grande parte das pessoas que vão fazer compras no supermercado sempre acabam levam um númeromuito maior de produtos do que pretendiam comprar.

Há algumas estratégias de marketing que os próprios supermercados utilizam para estar aumentando o número de produtos vendidos, dentre elas podem ser citados como estratégia, a falta de um relógio na parede, pois assim o consumidor não percebe o tempo que ele está perdendo enquanto caminha atentamente pelos corredores do supermercadoolhando as ofertas, outra estratégia, também muito eficaz e utilizada por todos os supermercados é o de colocar os produtos essenciais no fundo da loja e os produtos supérfluos e doces sempre próximos aos caixas.

Dentre os produtos mais consumidos por impulso, segundo o autor, são os produtos que aguçam algum sentido do corpo como queijos de cheiro forte (olfato), artigos que atraiam a vistadotes e picles em potes de vidros e produtos doces e agradáveis ao paladarOutros fatore, porém hoje em dia também é possível acompanhar uma compra compulsiva na parte de vestuários para o público feminino e de eletrônicos para o masculino.

Sobre o comportamento das consumidoras no período de compras foi realizado uma pesquisa que obteve resultados surpreendentes até para o criador dapesquisa, o sr. Vicary. Ele acreditava que a compra por impulso se dava pela tensão que seria entre escolher um produto entre tantos outros, porém o resultado foi exatamente o oposto que ele acreditava, ao invés do piscar de olhos aumentar (o que representaria sinais de nervosismo), as piscadas diminuíram para um número abaixo do normal. O que levou ao sr. Vicary acreditar que os produtos geravamuma espécie de transe. Porém esse transe começa a perder seu efeito ao consumidor dirigir-se ao caixa, aí suas preocupações sobre como pagar aquelas compras aumentava a tensão dos clientes.

Dentre os fatores que gerariam essa hipnose estão as embalagens dos produtos, incluindo até mesmo as cores utilizadas e também as fotos ilustrativas dos produtos alimentícios no próprio rótulo. Sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crianças do consumo
  • A CRIANÇA E O CONSUMO
  • Consumo e criança
  • A criança e suas relações de consumo
  • A ADULTIZAÇÃO DA CRIANÇA NA SOCIEDADE DO CONSUMO
  • Crianças na Terra Prometida
  • Consumo Sustentavel O Consumismo E O Futuro Da Terra
  • consumo alimentar de crianças... [resumo de artigo]

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!