Crianças invisiveis bilu e joao

Páginas: 15 (3712 palavras) Publicado: 11 de maio de 2012
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-EAD
ESTAGIO SUPERVISIONADO-GESTAO EDUCACIONAL

RELATORIO AVALIATIVO
GESTÃO ESCOLAR.

Adelaide Benevenute Lopes de Oliveira - 304333

Cacequi-RS /2011/6° período



FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-EAD
ESTAGIO SUPERVISIONADO- GESTÃOEDUCACIONAL

RELATÓRIO AVALIATIVO
GESTÃO ESCOLAR

RELATÓRIO AVALIATIVO COMO EXIGENCIA LEGAL DO CURSO
DE PEDAGOGIA DA FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA.

Adelaide Benevenute Lopes de Oliveira – 304333

Cacequi, 2011,6 °semestre

SUMÁRIO:
1-INTRODUÇÃO
2-GESTÃO EDUCACIONAL
2.1-Caracterização Escolar.
2.2 - Observação participante da gestão educacional.
2.3-Observação participante dogestor.
2.4-Descrição da aplicação do plano de intervenção.
3-CONSIDERAÇÕES FINAIS
4-REFERÊNCIAS

1-INTRODUÇÃO

Este estagio de observação de gestão escolar, realizou-se na Escola Municipal de ensino fundamental Eduardo Lutz e na Escola Municipal de educação infantil Cristo Educador, em São Vicente do Sul.
O objetivo deste estágio para a formação acadêmica é conhecer e compreenderas questões relativas aos processos diversos de gestão no contexto escolar, com a finalidade de analisar e refletir sobre as técnicas usadas pelo gestor, para garantir um ambiente de trabalho agradável e também de boa qualidade no ensino para os educando.
Entende-se que a função do pedagogo é desenvolver no educando condições para sua aprendizagem, estimulando o interesse e criatividade narealização de suas atividades, buscando sempre novos conhecimentos, formando pessoas criticas que debatem suas opiniões e se relacionam de uma maneira geral com o comprometimento de uma efetivação da cidadania.
Gestão escolar é um assunto recente, porém de grande importância estratégica para que tenhamos uma escola que atenda as modernas exigências de uma sociedade cada vez mais evolutiva emtermos de conhecimento.
Este relatório é composto da descrição da observação da gestão educacional, da descrição do gestor, da descrição de um plano de intervenção, como também do ambiente escolar como um todo.

2-GESTÃO EDUCACIONAL

O papel do gestor da escola como principal pedagogo no desenvolvimento do projeto pedagógico escolar deve influenciar de maneira determinante nosresultados positivos da escola.
A temática sobre a melhoria da qualidade do ensino das escolas é algo que se discute e se rediscute há muito tempo.
A reflexão acerca da gestão escolar relativa ao processo docente educativo e o papel orientador do gestor, tendo sempre o impacto nos resultados docente educativos, o gestor deve visar o sucesso de sua instituição, além de exercer sua liderançaadministrativa e pedagógica, visando á valorização e desenvolvimento de todos na escola.
O gestor deve agir com liderança, pensando sempre no progresso de todos que fazem parte de sua equipe, ele deve ter consciência de que sua equipe não se limite a alunos, professores e demais funcionários internos da escola, a equipe escolar é composto também pelos pais dos alunos e por toda a comunidade deforma geral, que deve ser mobilizada para que juntos possam obter um bom objetivo de toda a equipe escolar:a aprendizagem dos alunos.
“Entendemos que a participação do gestor é fundamental em todas as áreas:administrativas,financeira e principalmente pedagógicas. O diretor é , sem dúvida, a autoridade máxima na escola e o responsável último por ela.” (PARO 1995,p.89).
Portanto a gestãopedagógica é o lado mais importante e significativo da gestão escolar, ela gere a área educativa da escola e da educação escolar, estabelece objetivos gerais e específicos para o ensino, define linhas de atuação de acordo com os objetivos e o perfil da comunidade e dos alunos, propõe metas a serem seguidas e atingidas, elabora os conteúdos curriculares, acompanha e avalia o rendimento das propostas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crianças invisíveis bilú e joão
  • Crianças invisíveis bilú e joão
  • “Crianças invisiveis Bilu e Joao”,
  • Crianças invisiveis Bilu e joao
  • Crianças invisiveis “bilu e joão”
  • Crianças invisiveis bilú e joão
  • Crianças invisíveis bilú e joão
  • Crianças invisiveis bilú e joao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!