Crianças invisíveis

Páginas: 8 (1874 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

MARIA NEIDE DA SILVA












CRIANÇAS INVISÍVEIS























Alagoinhas/BA
2012




MARIA NEIDE DA SILVA










CRIANÇAS INVISÍVEIS














Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, às disciplinasCiência e Política, Questão Social, Economia Política, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III.
Orientadores: Prof.(a). Giane Albiazzeti, Maria Angela Santini, Paulo Aragão e Sérgio de Góes.












Alagoinhas/BA
2012
SUMÁRIO



1.Introdução....................................................................................... 042.Desenvolvimento............................................................................ 05
3.Considerações Finais..................................................................... 08
4- Referências Bibliográficas............................................................ 09













1. INTRODUÇÃO

Ao tratar-se de criança e adolescente é impossível não relatar a grande problemáticaa qual estão inseridas, refere-se as diversas questões sociais presentes na exploração do trabalho infantil, exclusão social e na omissão de direitos. Dentro deste contexto social de inúmeras ocultações que milhares de crianças deixam de desfrutar seu primeiro direito garantido em lei, a vida, para sairem em busca de condições para sobreviverem e se “autosustentarem”.
Percebe-se ainda, que ,diante desta dura realidade é grande a omissão por parte da sociedade que insiste em mascarar com atitudes paliativas um problema com raízes tão profundas que só tendem a crescer e a gerar problemas ainda maiores.
Existe também outro fator que muito tem contribuído para que as crianças não só brasileiras , mas do mundo, se tornem cada vez mais “invisíveis” aos olhos de uma sociedade capitalista edesumana, o “Trabalho Infantil”, este que tem concentrato nas ruas, às margens da violência sexual, das drogas e da mão-de-obra barata milhares de pequenas e indefesas crianças que não optaram pela vida, mas foram irresponsavelmente submetidas à ela .
É sensibilizador e acima de tudo indignante, a vulnerabilidade das crianças expostas a tantos maus tratos, por parte de uma camada que só pensano seu ego, fazendo reféns deste mundo consumista e capitalista inúmeros Joões e inúmeras Bilús espalhados por este mundo afora sem projeto de vida, rotulados pela exclusão e pela miséria que sem pedir licença adentrou e fez morada em seus lares., roubando-lhes as perspectivas de vida, estudo e lazer.
Quanto a violação de direitos das crianças, a cada pequena ação humana vê-se um direitonegado, trata-se na verdade de uma sociedade que só visa o lucro de uma classe dominadora que quer sucumbir a qualquer preço as desigualdades sociais existentes.
É preciso que a sociedade acorde e perceba que é hora de agir, pois a situação das crianças citadas no filme, não é conto de faz de conta, muito mais que isso é uma realidade dolorosa e cruel que precisa ser trasnformada.

2.DESENVOLVIMENTO

Ao relacionar o filme crianças invisíveis “Bilú e João” à realidade da maioria dos estados brasileiros é possível perceber que não é uma realidade distante do que se tem visto nos municípios do Semiárido Nordeste II no estado da Bahia . Sabe-se que a base de toda e qualquer formação humana é a família, é nela que as crianças encontram ou deveriam encontrar primordialmente todosubsídio, educação, amor, respeito, acolhida e ensinamentos para a vida em sociedade.
A partir desses elementos essenciais, as crianças passariam a ter visibilidade e importancia como parte de um todo tornando seres não só integrantes de uma sociedade, mas agentes participantes e transformadores, agindo assim em casa e na sociedade em geral.
Através do filme é compreendido que não é essa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crianças invisiveis
  • crianças invisiveis
  • Crianças invisiveis
  • Crianças Invisiveis
  • Crianças Invisíveis
  • Crianças invisíveis
  • Crianças invisiveis
  • Crianças invisíveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!