Crianças invisíveis

Páginas: 11 (2638 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2012
Trabalho Infantil
Introdução
É quase impossível contar o número de crianças; meninas, meninos, que nascem no Brasil e são invisíveis. Em pleno século XXI milhares de adolescentes e crianças vivendo em extrema pobreza, não tem acesso ao registro civil, muitas são exploradas no trabalho infantil, trafego de drogas. Temos alguns exemplos, índios, negros etc.., são discriminados, agredidos, nãotem acesso à escola.
O filme Bilu e João nos mostra como nas pequenas e grandes cidades como São Paulo muitas crianças buscam sua sobrevivência, catando e vendendo latinhas e papelão, vivem da esperança. Pode se ver numa cidade como a Grande São Paulo, as grandes diferenças sociais entre o rico e o pobre. Enquanto a minoria mora em prédios e condomínios luxuosos andam pelas ruas congestionadas comseus carros importados. Não muito longe, as moradias são barracos feitos de papelão e quando não as fazendo debaixo dos viadutos. Desigualdades, problemas sociais, Bilu não sabe que diferença há se o dólar está valorizado ou não, eles trabalham para juntar dinheiro, comprar tijolos para construir sua casinha. Eles encaram tudo como normal, ainda tem disposição para, brincar, sorrir e sonhar.
1-Brasil, Pobreza e Miséria.
Crianças trabalhando com lixo é uma realidade preocupante, a situação é grave. Deixa de ser foco de pesquisas por parte do Estado em muitas cidades do Brasil. Esse tipo de trabalho pode ser comparado à escravidão. As crianças que se envolvem, são filhos de pais catadores, por não ter onde deixa-los, pela falta de creches e escolas, são obrigados a levar seus filhosainda pequenos para esses lugares, essa situação é inaceitável, precisa ser combatido. Muitos países inclusive o Brasil se comprometem acelerar o processo de erradicação do trabalho infantil até 2016.
Crianças assumem dividir com os pais o sustento da família, muitas mães alegam ter procurado ajuda de projetos sociais, mas não são atendidas, para vaga em creche precisam aguardar uma enorme lista deespera, não recebem ajuda do Estado. A burocracia para acesso a programas sociais os obrigam a voltar ao trabalho de catadores, mesmo com a proibição sempre se encontra essas crianças burlando as regras, fica difícil impedi-los.
É questão cultural, muitas famílias mais humildes tem o conceito de que trabalhando, a criança e adolescente não se envolverá com as drogas e a marginalização. O trabalhoé bom, mas na idade e tempo certo. Para ajudar os pais há evasão escolar. Crianças e adolescentes doentes e moram nas ruas. É grave a situação da pobreza no Brasil, é um grande problema econômico social. As políticas públicas deixam muito a desejar. Dos direitos assegurados pela Constituição Brasileira, o Estado os tem atrelado à economia.
A falta de organização na distribuição de renda é elementofundamental dos elevados níveis de pobreza da população brasileira. Os recursos básicos de um cidadão são negados para a maioria que não tem uma renda mínima para viver com dignidade. Direitos á vida, moradia, água, educação, saúde, alimentação, tc...Grupos excluídos socialmente num país onde a renda é desigual e mal distribuída.”A questão social,originalmente expressa no empobrecimento dotrabalhador,tem suas bases reais na economia capitalista.”(SANTOS;COSTA,2002,p.3)
Muitas famílias sofrem com a crise econômica, vive em situação de vulnerabilidade social, agravadas pelo desemprego ou subemprego, a criança é o reflexo da família desassistida pelas políticas governamentais. Lugar de crianças e adolescentes é na escola. Há evasão escolar, porque estão envolvidos precocemente notrabalho, e quando frequentam, ficam desmotivados pelo cansaço, há excesso de faltas e muitas repetências. Entende-se por trabalho infantil, quando as crianças estão com idade abaixo da determinada pela lei.
São agredidas psicossociais e moral, trabalho perigoso e insalubre. A pobreza, baixa renda, são a causa principal das crianças serem obrigadas a trabalhar. Não há políticas sociais, geração de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crianças invisíveis
  • Crianças invisiveis
  • crianças invisiveis
  • Crianças invisiveis
  • Crianças Invisiveis
  • Crianças Invisíveis
  • Crianças invisíveis
  • Crianças invisiveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!