Crianças invisíveis

Páginas: 6 (1395 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2012
Sistema de Ensino Presencial Conectado
serviço social

catarina maria de castro

CRIANÇAS INVISÍVEIS:
Desigualdades sociais e as questões sociais

Rio Verde
2012

catarina maria de castro

CRIANÇAS INVISÍVEIS:
Desigualdades sociais e as questões sociais

Trabalho apresentado a disciplina Trabalho Interdisciplinar Individual da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof. MariaÂngela Santini, Paulo Aragão, Giani Albiazzetti, e Sergio de Goes Barboza

Rio Verde
2012

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO
Este trabalho foi feito a partir da análise do Vídeo "Crianças invisíveis Bilú e João", e tem como objetivo fazer uma reflexão crítica da sociedade capitalista, mostrando as desigualdades sociais e as expressõesda questão social.
         Assistindo ao vídeo pode se fazer uma crítica ao nosso País, podendo perceber que é uma realidade mundial. A diferença com que é tratada a infância e a pobreza em geral. Nas pesquisas bibliográficas que foram feitas mostra-se que cuidar da infância e da juventude é uma missão de todos e principalmente do Assistente Social juntamente com órgãos públicos.
Além do vídeo,foram buscadas informações em escolas, Conselho Tutelar e PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), para contribuir nas discussões sobre o assunto e formar um texto que retrate o contexto social das crianças no Brasil.

DESENVOLVIMENTO
Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura dasdoenças sempre foi tentada.
Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina. (SOUZA, 2001, p. 39).
O Vídeo Crianças Invisíveis, mostra a situação que vivem as crianças hoje, a história retrata a dura realidadedas crianças que vivem em uma situação exposta a violência, exploração, discriminação, racismo, drogas e muitos outros problemas, fazendo com que a infância seja abreviada e  as crianças sejam prematuramente amadurecidas, mesmo às custas de grandes sofrimentos.
          As duas crianças, Bilú e João, mostram o cotidiano de dois irmãos que vivem em uma favela e se diverte fazendo pequenostrabalhos, recolhendo papelão, latinhas de alumínio e outros objetos para reciclagem e assim ajudam no  sustento  da família.
O filme mostra a favela  em primeiro plano  e os  arranha céus da cidade mercantilista,  do sistema que impera o capital, a utilização da Metrópole para  cenário  demonstram as  desigualdades e destaca a favela comprimida em um  pedaço  de rua.
O crescimento  econômico nãorepercutiu em igualdade nas diversas classes,  e a população mais pobre sofreu com consequências negativas desse processo. A concentração de riqueza na mão de poucos,  o baixo salário mínimo, o desemprego,  a criminalidade, falta de saneamento básico, uma assistência de saúde digna, faz parte do cotidiano das pessoas menos favorecidas.
A desigualdade social acontece porque a distribuição de  renda é feita diferente e a maior parte fica nas mãos de poucos. Muitas crianças  de baixa renda não tem estrutura  na  família e crescem vendo brigas entre pais, falta de estudo, de um ambiente familiar capaz de proporcionar um local  de paz, harmonia e  de crescimento.
Lendo Gorender (1990), ele já dizia que altos índices de pobreza  são causados por uma combinação de heranças, condições  e escolhasde natureza  econômica,  política e cultural. A pobreza e a desigualdade não podem ser eliminadas pela simples vontade política,  ou pela redistribuição  de recursos dos ricos para os pobres.
Não se discute o sistema capitalista nem mesmo a forma de organização econômica, o que foi falado até aqui tem a intenção de ajudar a compreender a questão social como produto do capitalismo de modo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crianças invisíveis
  • Crianças invisiveis
  • crianças invisiveis
  • Crianças invisiveis
  • Crianças Invisiveis
  • Crianças Invisíveis
  • Crianças invisíveis
  • Crianças invisiveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!