Crianças invisíveis bilú e joão

Páginas: 7 (1548 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2012
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

CRISTIANE SIQUEIRA ELIZIÁRIO















CRIANÇAS INVISÍVEIS BILÚ E JOÃO





















Goiânia
2012
CRISTIANE SIQUEIRA ELIZIÁRIO





















CRIANÇA INVISÍVEIS BILÚ E JOÃO








Trabalho apresentado ao Cursode Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do terceiro período.


Profs.: Maria Ângela Santini, Paulo Aragão, Giane Al., e Sergio de Goes Barboza













Goiânia
2012
INTRODUÇÃO




Esta atividade interdisciplinar tem como objetivo proporcionar ao aluno a reflexão crítica acerca dasociedade capitalista, sobre as desigualdades sociais, desigualdade de direitos, e as diversas expressões da questão social.










































CRIANÇAS INVISÍVEIS BILÚ E JOÃO




O vídeo “Crianças Invisíveis Bilú e João” faz parte de um conjunto de sete curtas-metragens de diretores diferentes, gravado em locaisdiferentes, abordando diversas facetas de problemas envolvendo crianças, seja violência, pressão psicológica, trabalho forçado, pobreza etc. Cada diretor contribui com seu ponto de vista, gerando um longa-metragem interessante que destinou os seus lucros à UNICEF, ao Programa Alimentar da ONU e à Cooperação Italiana para o Desenvolvimento. A ideia é dar luz àquelas crianças que, ou não vemos (o que émuito raro), ou fingimos não ver.
No vídeo ambientado na capital de São Paulo, duas crianças, Bilú e João, saem pelas ruas barulhentas e movimentadas buscando lixo – dentre latinhas, papelão e qualquer tipo de tralha – para levar a um depósito que os recicla, pagando pequenos valores às crianças dependendo do quanto e do que conseguem apanhar.
O vídeo demonstra claramentea situação de desigualdade no Brasil, sem deixar de lado o tom cômico e ingênuo que contrasta a dura realidade com a inocência das crianças, que a despeito da sua situação, buscam diversão em pequenas trivialidades do cotidiano. Com a situação apresentada o vídeo ressalta que as políticas públicas empreendidas no Brasil não criarem recursos suficientes para elevar a qualidade de vida da população.Bilu e João trabalham vendendo latinha e papelão para poder comprar os tijolos para construir sua pequena casinha, para tentar conquistar um espaço. Espaço esse disputado com as grandes multinacionais. No final do vídeo João fala “só cai no buraco porque aquele cara queria a rua só pra ele”. E é bem isso que acontecem, os poderosos querem o mundo só pra eles e não se importa com osoutros, se vão ou não cair no buraco.
O vídeo usa mais as imagens para mostrar a diferença econômica de um mundo para o outro, não falam diretamente no assunto, mas dá pra entender. No início do vídeo o menino fala do sonho de ser piloto, e mostra-o no fliperama, e faz uma comparação com a brincadeira da menina que vem descendo o morro com a bicicleta e cai, mostrando que apesar dadura realidade, eles mantêm aberta uma janela de esperança, com uma disposição para sonhar e resistir.
O vídeo encerra com uma imagem espetacular, os grandes prédios, luxuosos de grandes empresas internacionais, como que engolindo os pequenos barracos. Mostrando a força do dinheiro internacional, tanto nesse momento do vídeo, como na cena em que eles vão vender as latinhas e ocomprador faz a cotação em dólar, Bilu nem entende nem entende que diferença faz o dólar cair ou aumentar, mas isso mostra como o mundo inteiro está envolvido com os problemas sociais.
A desigualdade social é uma questão bastante antiga na história da humanidade. A Revolução Industrial teve grande contribuição para o seu surgimento, pois foi a partir desse processo histórico que houve a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crianças invisíveis bilú e joão
  • Crianças invisíveis bilú e joão
  • “Crianças invisiveis Bilu e Joao”,
  • Crianças invisiveis Bilu e joao
  • Crianças invisiveis “bilu e joão”
  • Crianças invisiveis bilú e joão
  • Crianças invisíveis bilú e joão
  • Crianças invisiveis bilú e joao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!