Crianças em Situação de Abrigo

Páginas: 4 (796 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014
Artigo
Psicologia: Ciência e Profissão
Os desafios constantes de uma psicóloga no abrigo
Daniela Pacheco Rotondaro
Universidade de São Paulo

No artigo os desafios constantes de umapsicóloga no abrigo da revista Psicologia: Ciência e Profissão; podemos identificar as formas de se trabalhar com crianças e adolescentes em situação de abrigo.
O artigo escrito por Daniela PachecoRotondaro psicóloga do abrigo relata a continua construção de se trabalhar no abrigo e as mudanças de paradigmas para cumprir com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). O artigo em questão é do anode 2002 período em que os abrigos ainda separavam meninos e meninas em abrigos distintos, no abrigo pesquisado tem a realidade de 134 crianças do sexo masculino separados em 8 lares. A área física ede recreação comporta espaços para brincadeiras e formação profissional pelo SENAI.
A psicóloga aponta que sua maior demanda é atender problemas de comportamentos na escola e no próprio abrigo. Écaracterística comum entre eles a baixa auto estima. Todo o atendimento é realizado em local adequado e a casa comporta material suficiente para que a criança possa inclusive escolher o seu espaço deatendimento no lar.
O trabalho da psicóloga é supervisionado quinzenalmente por uma psicóloga psicanalista da USP. Relatando o trabalho do psicólogo já apontado no texto de Maria Gonçalves nocapítulo Políticas Públicas foi identificado que o psicólogo já assumiu esse papel secundário de lidar com assuntos da psicologia apenas para auxiliar no quesito comportamento com olhar clínico. O psicólogoera visto como transformador para que as crianças se tornassem boazinhas. Porém o papel do psicólogo segundo Daniela Rotondaro no atendimento clínico/institucional é de proporcionar um espaço deinterlocução formativa para crianças que apresentam sofrimento emocional e que não tem estrutura psíquica para dar conta da situação.
Daniela Rotondaro ressalta que o abrigo precisa ter uma visão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • situação dos abrigos
  • O papel do assistente social na reinserção familiar de crianças e adolescentes em situação de abrigo
  • Abertura do Abrigo Casa Da Criança
  • criança e adolescentes ao sair do abrigo.
  • crianças em situação de rua
  • criança e adolescente em situaçao de rua
  • Crianças e adolescentes em situação de risco
  • criança em situação de rua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!