Crianças com nee

Páginas: 2 (497 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
EDUCAÇÃO SEXUAL NA DEFICIÊNCIA MENTAL
Em primeiro lugar convém fazermos uma distinção entre sexo e sexualidade. A sexualidade humana não pode ser reduzida a sua função reprodutiva, de procriação,mas sim deve ser considerada como parte integrante da identidade de uma pessoa, envolvendo portanto uma dimensão afectiva como também social e cultural. Além da sua natureza biológica ela exerce umafunção de prazer, reflectindo sentimentos, emoções, valores e um sentido de intimidade.
É comum pensar na sexualidade apenas em sua fase genital de reprodução, porém basta lembrarmos das manifestaçõesda criança para constatarmos um processo de desenvolvimento, pois desde a infância as experiências de sexualidade já são sentidas e vivência das até o período da adolescência, onde as grandestransformações físicas e psicológicas estarão preparando o jovem para vida adulta.

O desenvolvimento da sexualidade envolve não só a maturação biológica das funções sexuais, como também as modificaçõescomportamentais, ou seja, implica em uma compreensão intelectual dessas mudanças e das reacções emocionais decorrentes, modificando-se as experiências afectivas. Há um processo de identificação compadrões de conduta sexual, social que é culturalmente determinado.

Sexualidade e Deficiência Mental

A discussão do tema sexualidade na nossa sociedade vem sempre acompanhada de preconceitos e dediscriminações.
Nesse caso enfrentamos um duplo preconceito: a própria deficiência em primeiro lugar e em segundo a aceitação da sexualidade da pessoa com deficiência mental. A compreensão da deficiênciamental como um rebaixamento intelectual que gera limitações no desenvolvimento de sua maturidade emocional e social, mantém a pessoa com deficiência mental em seu “status” infantilizado. Vista como a“eterna criança”
O deficiente mental, como qualquer outro ser humano tem necessidade de expressar os seus sentimentos de uma forma própria, devidamente orientada, melhora o desenvolvimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A aplicação da cif às crianças com nee
  • Pedagogia e Crianças om NEE
  • Inclusao de criancas com nee no ensino regular
  • Relação famíia
  • A família e a escola face à criança com nee
  • A Problemática da relação Escola/Família e a Integração de Crianças com NEE
  • NEE-INCLUSÃO
  • Proposta da NEE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!