Crianças com necessidades educacionais especiais

Páginas: 21 (5194 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
FACULDADE PITÁGORAS DE IPATINGA
Curso de Pedagogia















INCLUSÃO: UM DESAFIO PARA A ESCOLA E SEUS EDUCADORES












Ipatinga
2010
Andreia Athaide Pinho Pereira
Claudia de Oliveira da Silva
Cremilda Silva
Juliana Cristina Fortes









INCLUSÃO: UM DESAFIO PARA A ESCOLA E SEUS EDUCADORESArtigo apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Ipatinga – MG, como requisito parcial à obtenção do título de Pedagogo.

Profa. Niura Sueli de Almeida Martins

Mudei o texto



Ipatinga
2010
INCLUSÃO: UM DESAFIO PARA A ESCOLA E SEUS EDUCADORES


Andreia AthaidePinho Pereira
Claudia de Oliveira da Silva
Cremilda Silva
Juliana Cristina Fortes

RESUMO

Baseado nos fundamentos da inclusão educacional, o presente artigo busca destacar a importância da formação do professor na escolarização dos alunos com necessidades especiais, visando contribuir com os educadores sobre a inclusão de aluno com deficiência na escola regular. O tema faz parte de uma sériede discussões que estão sendo travadas em torno do redimensionamento da educação especial e vem reforçar o debate sobre a importância de que a escola seja um local onde os alunos sejam compreendidos na sua especificidade, na sua condição singular e forma própria de assimilar e expressar o mundo. Educar para uma sociedade “inclusiva” pressupõe compreender toda uma complexa realidade presente nassalas de aula. A pesquisa utilizou-se a modalidade de pesquisa bibliográfica, na qual pesquisou a inclusão de aluno com deficiência na escola regular tendo como referência A Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, Declaração de Salamanca. Realidade na quais os educadores se encontram e sentem-se, muitas vezes, despreparados quando a questão é trabalhar com alunos que têm algum tipo dedeficiência. A dificuldade que sentimos quando nos deparamos com situações desse tipo revela nossa fragilidade diante do convívio com a “diferença”. Embora tenhamos a certeza de que nosso papel de educadores está sendo bem desempenhando e de que todo cidadão tem o direito de ter acesso à informação e ao conhecimento, ainda assim encontramos obstáculos que nos impedem de realizar um trabalho coerente ademanda de uma educação que nossos jovens e crianças necessitam.

Palavras-chave: Inclusão, Formação do professor, Cotidiano escolar.


1 INTRODUÇÃO


A escola deve procurar exercer suas atividades tendo em vista a
prestação de um ensino de qualidade. Este ensino de qualidade terá
a ver, necessariamente, com alunos sem necessidadesespeciais e
alunos com necessidades especiais, em classes ditas regulares, com
professores a lecionarem uma população muito mais diversificada de
alunos. (CORREIA 2001.p. 125) [i](




Partindo–se do pressuposto de que cada vez mais alunos com necessidades especiais estão sendo matriculados em escolas regulares, acreditamos que a educaçãoinclusiva é base para a autonomia e para a vida independente e consideramos que todos os alunos têm direito de estudar nem classe comum das escolas regulares; e isso constitui obrigação da família, da sociedade e do Estado.
Segundo Abramovick (p.76,1997)[ii] “A escola não pode tudo, mas pode mais. Pode acolher as diferenças. É possível fazer uma pedagogia que não tenha medo da estranheza, dodiferente, do outro”.

O debate sobre a inclusão educacional de pessoas com deficiência resgata uma questão essencial à constituição de toda sociedade que se diz avançada. A sociedade inclusiva deve pautar-se na compreensão do significado do termo “inclusão”. Educar para uma sociedade “inclusiva” pressupõe compreender toda uma complexa realidade presente nas salas de aula. Realidade na qual os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crianças com necessidades educacionais especiais
  • A importancia da Família no Processo Educacional de Crianças com Necessidades Especiais
  • Criança com necessidades especiais educacionais na educação infantil
  • Alunos com Necessidade Educacionais especiais
  • Necessidades Especiais Educacionais
  • O Educando com necessidades educacionais especiais
  • Inclusão de crianças com necessidades especiais
  • A inclusão de crianças com necessidades especiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!